quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Brasil sofre calote da Venezuela. Deputado Bauer quer dados sobre débitos venezuelanos


Paulo Bauer (PSDB-SC) informou ontem que pedirá à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) que o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, relate os resultados da missão oficial na Venezuela e esclareça os planos de usar recursos do Tesouro Nacional, por meio do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), para pagar a pendência que o governo venezuelano tem com empresas brasileiras.

O senador explicou que ­empresas brasileiras foram estimuladas pelo governo a aumentar as exportações para a Venezuela e agora estão tendo dificuldades para receber o pagamento pelos produtos que fornecem. Os atrasos chegam a quatro meses.

Fonte: Senado

Rainha Elizabeth II aparece em foto histórica com seus três sucessores

Fonte: G1

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Totalitarismo na Argentina. Governo impõe impedimentos contra a liberdade de imprensa! Ação do Foro de S. Paulo.

Cristina lendo jornal Clarin
Suprema Corte aprova novas regras para imprensa da Argentina

A Suprema Corte da Argentina determinou que são legais quatro pontos da polêmica Ley de Servicios de Comunicación Audiovisual, popularmente conhecida como Ley de Medios (Lei de Meios de Comunicação). Sancionada em outubro de 2009 pelo governo de Cristina Kirchner, a legislação restringe a concentração de veículos de imprensa por conglomerados e afetará principalmente o grupo Clarín, que questionava a constitucionalidade de quatro artigos da legislação. As informações são dos jornais Clarín e La Nación.

O juiz de primeira instância Horacio Alfonso, primeiro a analisar a demanda do Clarín, decidiu pela validade dos artigos 41, 45, 48 e 161. O grupo de comunicação recorreu da decisão à Câmara Federal Civil e Comercial, que acatou parcialmente os argumentos relativos aos artigos 41 e 45, levando o governo a recorrer à Suprema Corte. O grupo de mídia também ajuizou ação junto à Suprema Corte, pedindo a declaração de inconstitucionalidade dos artigos 48 e 161.

Câmara discute implantação do projeto Regresso em Montes Claros

Por Felipe Augusto


A Câmara Municipal de Montes Claros realizará audiência pública, para discutir sobre a implantação do projeto Regresso, do Instituto Minas Pela Paz, em Montes Claros. A sessão será realizada no dia 31 de outubro, às 7h45 e terá cobertura da TV Câmara, canal 36.


A audiência foi requerida pelo vereador Cláudio Prates (PTB). Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir a instalação do projeto, que irá reinserir no mercado de trabalho os egressos do sistema prisional que querem resgatar sua cidadania. De acordo com Cláudio, toda a população é beneficiada através dessa ação, uma vez que um dos grandes problemas do aumento da criminalidade se deve à reincidência de presos que não se recuperam e voltam ao crime.


O projeto Regresso foi instituído em 2009, numa parceria entre o Governo de Minas e o Instituto Minas Pela Paz, por meio da Lei 18.401. Prevê a subvenção econômica para as grandes, médias e pequenas empresas que contratarem egressos do sistema prisional, que cumpriram pena privativa de liberdade em penitenciárias, presídios e Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs), inscritos e acompanhados pelo PRESP, que tenham tido uma condenação criminal e que estejam em alguma dessas situações jurídicas.
  

Fonte: CMMMOC

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dom Walmor Azevedo: "Grupos de fé e política"

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)


A Igreja Católica, à luz da consciência de sua missão de anunciar o Evangelho da vida, assume o compromisso essencial com a caridade e a justiça. A caridade, coração da experiência da fé, não pode jamais ser dissociada da justiça. Sua autenticidade se comprova pelo permanente respeito e empenho para a efetivação de tudo o que é justo. Óbvio se torna que todos os que professam a sua fé em Cristo Jesus, cultivando a sua condição cidadã, têm responsabilidades e compromissos com a política. A arte da política é instrumento de busca e efetivação da justiça.

O compromisso cidadão de participar na política agrega ao horizonte dos que creem os parâmetros e princípios da fé. Na vivência dos valores do Evangelho de Jesus Cristo, brota uma moralidade indispensável na prática política que tem força para correção de rumos e propriedade para importantes contribuições. Qualifica, assim, todos os ordenamentos - a área econômica, social, legislativa, administrativa e cultural - na busca pelo bem comum. A participação na política é, portanto, um direito e um dever. E esse compromisso de participar se fortalece com a fé.

O bem comum se alcança quando a justiça é assumida como virtude, gerando uma força moral sustentadora que impede a perda de rumos e promove o respeito a cada pessoa e a toda sociedade, particularmente ao que se configura como patrimônio público. A Constituição Gaudium et Spes n.76 do Concílio Vaticano II, iluminando o caminho da sociedade e a participação cidadã e de fé dos discípulos de Jesus Cristo, faz uma preciosa indicação para clarear entendimentos: “É de grande importância, sobretudo onde existe uma sociedade pluralista, que se tenha uma compreensão exata das relações entre a comunidade política e a Igreja, e ainda que se distingam as atividades que os fiéis, isoladamente ou em grupo, desempenham em próprio nome, como cidadãos guiados pela consciência de cristãos, e aquelas que eles exercem em nome da Igreja, e em união com os seus pastores. A Igreja, que em razão de sua missão e competência, de modo algum se confunde com a sociedade nem está ligada a qualquer sistema político determinado, é, ao mesmo tempo, o sinal e salvaguarda da transcendência da pessoa humana”.


As devidas distinções são importantes para se tecer adequadamente a dinâmica da vivência da fé na comunidade eclesial e o exercício da própria cidadania sem jamais perder o horizonte largo e límpido que o Evangelho desenha. O entendimento lúcido da experiência da fé e o nobre sentido do que é a política, conforme indicado no Concílio Vaticano II, impulsionaram a formação dos grupos de fé e política. Trata-se de uma rede com a desafiadora meta de ajudar os cristãos na vivência de sua cidadania civil e de sua cidadania eclesial, marcadas pelos valores do Evangelho e pelos compromissos daí decorrentes. Isso significa um olhar sobre a realidade capaz de promover o sentido da solidariedade e sua vivência, fazendo diferença nas dinâmicas que configuram os rumos da sociedade contemporânea.

Os grupos de fé e política cumprem uma imprescindível tarefa educativa e prestam um serviço qualificado, acima de simples interesse partidário. Exercem a cidadania à luz do Evangelho. Eles são uma efetiva possibilidade de corrigir descompassos notados na sociedade quando se confunde a relação entre fé, religião e política, especialmente no que diz respeito a instituições e eleições. É lamentável quando se fala de bancada confessional. Um parlamento se configura por razões políticas nobres e cidadãs. Jamais por interesses cartoriais de grupos religiosos.

Os que exercem cargos importantes em instituições, têm responsabilidades e participam da vida cidadã, devem fazer do seu testemunho de fé um raio luminoso. Grupos de fé e política não são reforço partidário e ideológico. Constituem-se em espaços educativos que animam a cidadania à luz da fé, oferecendo contribuição indispensável à sociedade. Em comunhão com outras comunidades eclesiais pelo Brasil afora, a Arquidiocese de Belo Horizonte já tem tradição em investir na formação desses grupos, por meio de seu Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da PUC Minas e do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política. Vivencia assim, como compromisso de fé, a qualificação no exercício da política.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Política no Vaticano. Como se escolhe o chefe de Estado? Qual Regime adotado?


O Papa, chefe de Estado eleito em um colégio de cardeais denominado conclave para um cargo vitalício, detém no Estado do Vaticano os poderes legislativo, executivo e judicial, desde a criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão, em 1929.

Tecnicamente é uma Monarquia eletiva, não hereditária. Pode-se considerar o Vaticano como uma autocracia, porque todos os poderes (executivo, legislativo e judiciário) estão concentrados na figura do Papa, que não possui qualquer órgão que fiscalize seus atos como governante, e, por ser considerado sucessor de São Pedro, não deve prestação de contas a ninguém, considerando-o um emissário de Deus na Terra. O termo cidade do Vaticano é referente ao Estado, enquanto Santa Sé é referente ao governo da Igreja Católica efetuado pelo Papa e pela Cúria Romana.

A Cúria Romana é efetivamente o governo do Estado e a gestão administrativa, pelo que o seu chefe, o Secretário de Estado, tem as incumbências equivalentes às de um Primeiro-Ministro. Outros cargos políticos encontram-se sob designações diversas nos diversos órgãos da Cúria Romana.

Formalmente constituído em 1929 com a configuração actual, o Estado do Vaticano administra as propriedades situadas em Roma e arredores que pertencem à Santa Sé. O Estado do Vaticano, com o estatuto de observador nas Nações Unidas, é reconhecido internacionalmente e foi admitido membro de pleno direito das Nações Unidas, em Julho de 2004, mas abdicou voluntariamente do direito de voto.

O Estado tem os seus próprios embaixadores ou representantes, um jornal oficial (Acta Apostolicae Sedis), uma estação de rádio, e uma força militar denominada Guarda Suíça. Emite autonomamente moeda (desde 2002, o euro), selos e passaportes.

A Santa Sé estabelece com muitos Estados tratados internacionais (concordatas), para assegurar direitos dos católicos ou da Igreja Católica naqueles Estados. Muitos foram assinados quanto os Estados se laicizaram, como forma de garantir direitos para a Igreja e permitir sua existência em tais países.

Fonte: http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/284/47/

O Estado do Vaticano. Governo, Soberania e Bandeira.


O VATICANO E A SANTA SÉ

O Estado do Vaticano, mais especificamente chamado de Estado da Cidade do Vaticano, situado dentro do perímetro territorial de Roma, Capital da Itália, é um ente de direito internacional sui generis e com várias particularidades.

A personificação jurídica do Vaticano se dá através da Santa Sé que tem o Papa – o Santo Padre – o Pontífice - seu representante supremo e religioso, ou, em outras palavras, seu chefe de Estado, de Igreja e de Governo.

O santo pontífice – o papa - é eleito por um Conclave composto atualmente de 117 Cardeais, com direito de votar e serem votados, para um cargo vitalício e que por tradição religiosa (concebida pela Bíblia e costumes católicos) e política pode ser comparado como única exceção a um cargo/título de um monarca absoluto – chefe de estado, abolido em toda Europa.

Dentro do território do Vaticano, há a Cúria Romana onde existem vários órgãos: administrativos, de cunho meramente religioso, e de cunho jurisdicional (v.g. O Supremo Tribunal da Signatura Apostólica, as Penitenciarias Apostólicas, Tribunal da Rota Romana), a Secretaria de Estado, e, até de um banco - O Banco do Vaticano, que agrega os investimentos, bens e doações feitas em nome da Suprema Igreja.

O Estado da Cidade do Vaticano é composto de Soberania, território e de população, mas, não de uma nação plenamente considerada em seus aspectos culturais, pois, os membros que compõem e/ou residem na Cidade do Vaticano permanecem com sua nacionalidade de origem, apenas adquirem funções dentro da Santa Sé e da Cúria Romana.

Por questões de ordem religiosa, como o celibato, as filhas solteiras de até 22 (vinte e dois) anos de idade, de famílias constituídas que residem dentro do Vaticano, não podem permanecer morando na Cidade do Vaticano.

A Nunciatura Apostólica, representação da Santa Sé

O Núncio Apostólico é o representante diplomático do Estado do Vaticano junto ao governo brasileiro. Além de representar a Igreja diplomaticamente, o Núncio exerce a função de ligar a Igreja Católica do Brasil junto à Santa Sé. Tais afirmações resultam ou não verdadeiras ou exageradas ou deturpadas, enfim, não corretas.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O que é Monarquia? Como funcionaria no Brasil? Escravidão, Religião, Liberdade, Estado, Comércio... Perguntas frequentes sobre Monarquia no Brasil.


PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE MONARQUIA

Propomos a reflexão sobre os regimes de governo: monarquia e república. No quadro abaixo é possível ver os ganhos financeiros de uma da forma monárquica em detrimento da republicana.

Notadamente, além das monarquias possuírem os menores gastos, possuem também o melhor resultado com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, melhor expectativa e qualidade de vida.

A formação do futuro Chefe de Estado, o parlamentarismo e a alta performance do regime monárquico, fazem com que a monarquia seja a melhor opção.

O sistema republicano é marcado por ser, ao contrário de sua significação nominal, um regime de poucos, onde a população não tem vez e voz e onde a democracia não é respeitada. Sua instabilidade permanente, aliada a característica corrupção, são provas da falência deste regime.

Como refere Sua Alteza Imperial e Real, o Príncipe Senhor Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil: “Não há uma única pessoa em sã consciência que diga que a república deu certo no Brasil”. 

A república todos sabem como funciona. Mas e a monarquia, você conhece? Leia abaixo o programa de Perguntas e Respostas sobre a Monarquia que o Blog Monarquia Já elaborou para os leitores. Se o programa não contempla a sua dúvida, envie-a através do e-mail blogmonarquiaja@gmail.com.  



PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A MONARQUIA


1) O que é Monarquia?

Resposta: A Monarquia é a mais antiga organização política da história da humanidade. Já passou pelas formas teocráticas e absolutistas e, na atualidade, tem-se a forma constitucional e parlamentar. A Monarquia que se defende para o Brasil é a Monarquia embasada no Parlamento e na Constituição, onde o Monarca representa o Estado (a Soberania nacional, nacionalidade e identidade pátrias, tradições, o povo) e o Primeiro Ministro representa o governo (as causas transitórias, o partido político).

Em recente publicação do livro “O que é Monarquia?”, do professor Rogério da Silva Tjader, nas páginas 17, 18 e 19, defini-se a Monarquia desta forma:“Originariamente, Monarquia significa governo de um só, podendo o seu titular receber a indicação através de seus pares (monarquia eletiva) ou recebê-la por herança (monarquia hereditária).

O título pertinente o representante da Monarquia varia de acordo com o Estado; encontra-se o titulo de Imperador, Rei, Príncipe ou Grão-Duque. Todos são Monarcas.

Em épocas mais remotas, o Monarca era eleito e assistido por um Conselho Tribal.

Após esta fase ocorreram evoluções e o Monarca tornou-se hereditário e absoluto. Posteriormente, seu poder foi coadjuvado em parte pela nobreza.

Ansiado melhores condições, o povo apelou para o soberano, como último alento. Ele não se fez de rogado, atendendo aos reclamos da nação.

Nos tempos modernos, a Monarquia adaptou-se aos anseios nacionais, constituindo-se numa forma de governo que obedece os ditames de uma Constituição elaborada pelos representantes do povo.

Desmilitarização da PM é cobrada em audiência sobre violência contra jovens negros


Em audiência que debateu o elevado índice de homicídios tendo por vítimas jovens negros, nesta quinta-feira (10), na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), os participantes destacaram o papel das forças policiais nessas ocorrências, sobretudo a Polícia Militar. Houve apelos pela aprovação de proposta para desmilitarizar a PM e de outra que prevê a investigação dos autos de resistência, documentos muitas vezes forjados para dar a entender que não ocorreram assassinatos, mas mortes decorrentes de reação à abordagem policial.

Quanto aos autos de resistência, um projeto que tramita na Câmara dos Deputados (PL 4.471) deveria ter sido votado em 2012, para depois vir ao Senado. O exame ficou para esse ano, mas permanece sem conclusão. Já a desmilitarização da PM é proposta em matérias em andamento na Câmara e no Senado. No Senado, tramita aProposta de Emenda Constitucional (PEC) 102/2011, do senador Blairo Maggi. A intenção é fundir as duas polícias num único grupo policial, com formação civil, diferente do treinamento atualmente dado aos policiais militares.

- A militarização é um legado da ditadura militar, num quadro de violência contra os direitos humanos que hoje se coloca contra os avanços democráticos – afirmou Lula Rocha, do Fórum da Juventude Negra do Espírito Santo.

CPMI
A audiência foi sugerida pela senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da CDH, que compartilhou a coordenação dos trabalhos com Lídice da Mata (PSB-BA). Lídice adiantou a intenção de apresentar um requerimento para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito destinada a investigar o assassinato de jovens negros no país.

- Temos de investigar quais são as causas desse extermínio, quem são os principais agentes do comando do extermínio para que a gente possa revelar para os governos e a sociedade brasileira e contribuir com a investigação e com as políticas públicas adotadas a partir daí – disse Débora Maria, fundadora do grupo Mães de Maio, enfatizou a importância da aprovação dos projetos depois de citar o caso Amarildo e relatar a perda do filho de 29 anos, gari, à época com 29 anos, vítima de grupo de extermínio formado por policiais militares. Ele perdeu a vida na onda de ataques que resultou em mais de 600 mortes, em maio de 2006, na Baixada Santista. Débora disse que seu filho ainda não teve direito a Justiça e que outras mães nem puderam enterrar os filhos.

- As instituições do Estado acham que têm o poder de exterminar e ainda ocultar os cadáveres, que até hoje mães e famílias procuram – disse Débora, responsabilizando o próprio estado de São Paulo.

Ângela Guimarães, vice-presidente do Conselho Nacional da Juventude Negra, reconheceu avanços nas políticas públicas em favor das populações discriminadas nos últimos dez anos, caso da população negra e sua juventude. Entre as conquistas, que atribuiu à ação do movimento organizado, citou as cotas nas universidades e o Estatuto da Igualdade Racial. Reconheceu, no entanto, que a agenda ainda não se esgotou e apontou os índices de violência entre os jovens como um dos desafios. Segundo ela, os agentes do sistema de segurança agem com racismo, elegendo o “pertencimento racial” em suas ações.

- Uma democracia plena não pode conviver com índices tão horrendos de assassinatos de jovens negros – afirmou.

Estatísticas
Dados apresentados por Ângela Nascimento, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, indicam que, em 2010, morreram no Brasil 49.932 pessoas vítimas de homicídio, ou seja, 26,2 a cada 100 mil habitantes. Deste total, 70,6% eram negras, e 26.854 eram jovens entre 15 e 29 anos - 53,5% do total. A taxa de jovens negros assassinados foi de 74,6%, sendo que 91,3% das vítimas eram do sexo masculino. Em conclusão, ela disse que quem mais morre no país é o negro jovem, com baixa escolaridade e pobre.
Ainda impressiona, segundo Ângela, uma espécie de “naturalização em relação à morte da juventude negra”, situação que disse ter sido constatada em pesquisa do DataSenado realizada em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no ano passado.

- Por que, ao cair um corpo de um jovem negro, isso não impacta na sociedade brasileira na proporção que essa morte deveria causar? – questionou.

O plano Juventude Viva, em parceria com a Secretaria Nacional da Juventude, foi criado para responder ao quadro de violência que faz vítimas entre jovens negros e pobres, explicou Ângela. Segundo ela, um dos objetivos é sensibilizar a opinião pública sobre a banalização da violência e valorizar a vida dos jovens, por meio da promoção de direitos e de novos valores. A expectativa é reduzir a vulnerabilidade dos jovens, prevenindo a ocorrência de homicídios. A atuação começou por Alagoas, onde há o maior número de mortes, seguido pelo Espírito Santo.

Julio Jacobo, coordenador do Mapa da Violência, estudo que aborda a violência letal relacionada com a juventude, afirmou que, de 2008 a 2011, houve 206.005 homicídios no Brasil: média anual de 51,5 mil ou 141 homicídios diários. Para comparação, ele citou o massacre do Carandiru, em São Paulo, em que morreram 111 detentos, para dizer que a cada dia acontece quase um Carandiru e meio em termos de homicídios.

- Criamos a cultura da cegueira, passamos em torno do cadáver e não os vemos – disse.
De acordo com Fernanda Papa, da Secretaria Nacional da Juventude, os dados comprovam de fato uma realidade “perversa”. Quanto ao plano Juventude Viva, ela destacou que a intenção é alcançar os 142 municípios com as maiores taxas de homicídio de jovens negros, inclusive todas as capitais. Assinalou ainda que as ações exigem cooperação federativa e que os municípios, a partir da adesão, também se comprometem em fazer a notificação obrigatória das mortes violentas de jovens.

A audiência contou com a participação do rapper Genival Oliveira, conhecido como GOG, e Anderson Araújo, da Mídia Periférica.

Fonte: Agência Senado

Nota do Blog:

Perceba como estão avançados os passos daqueles que perseguem a Polícia. A Desmilitarização da PM quer tirar dela o poder de atuação e dá-lo a um bando de assassinos, terroristas e militantes esquerdistas ideológicos. Usam a dor dos coitadinhos e índices fajutos. Adoram pegar casos isolados daqueles Policiais que excederam na força para colocar toda a guarnição como tal. 

Este povinho inescrupuloso da esquerda e tidos como 'sociais' ofendem gratuitamente a PM por saber que ela não irá revidar na calada da noite, como os narcotraficantes fazem. A PM quando quer resolver sua situação, usa de meios legais e justos, dando o direito a julgamentos com advogados e audiências. Aqueles que querem a desonrosa desmilitarização, não tem nenhuma coragem de manter-se na trincheira contra os verdadeiros bandidos, não falam um 'a' dos assassinos de famílias, não criticam os horrendos crimes de seus 'indefesos' criminosos. 

Estes revolucionários 'desmilitadores' fazem um desserviço à nação. Bem que poderiam procurar um trabalho digno e deixar de vagar por ai!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ruy Gonzalez ex-prefeito de Guarujá-SP, sofre infarto na cadeia e morre!

O ex-prefeito Ruy Gonzalez, que foi chefe do executivo de Guarujá, no litoral de São Paulo, na década de 1990, morreu na manhã desta quinta-feira (24). Gonzalez, que também foi deputado estadual, estava preso por ter sido condenado a cumprir pena por envolvimento com a quadrilha que sequestrou a família do gerente de um banco na Baixada Santista.


Leia mais aqui

Fonte: G1

Bancada evangélica vai atuar para apressar asilo de senador boliviano

Molina e Marco Feliciano
"A situação do senador boliviano Roger Pinto Molina, que fugiu da Bolívia para o Brasil no fim de agosto, ganhou apoio da bancada evangélica do Congresso. Os parlamentares vão procurar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e outros membros do governo federal para apressar a concessão de um asilo territorial ao parlamentar boliviano."

"Opositor do presidente boliviano Evo Morales, Molina foi condenado pela prática de crimes econômicos em seu país e pediu asilo na embaixada brasileira em La Paz. Ele alega perseguição política por ter denunciado a ligação de autoridades do governo boliviano com o narcotráfico."

"Foi recebido por deputados - entre os quais o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) - no gabinete do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), de quem é amigo desde a época em que foi governador do território de Pando, que faz fronteira com o Acre."

"Na reunião, que durou mais de uma hora, Pinto Molina relatou os 454 dias em que ficou abrigado em uma sala da embaixada brasileira em La Paz antes de fugir para o Brasil, com ajuda do diplomata Eduardo Saboia. Depois de fazer uma oração com os parlamentares - Molina também é evangélico -, o Boliviano agradeceu aos brasileiros pelo apoio. “Só Deus podia me tirar dali (do asilo na embaixada) e seria um milagre. Eu olhava pela janela e dizia: só Deus pode me tirar de lá”, disse o senador."

"Atualmente, a família de Pinto Molina vive no Acre, depois de sofrer, segundo ele, uma tentativa de sequestro durante seu asilo na embaixada. “Quando eu entrei na embaixada, movimentos sociais queriam sequestrar minha mulher, para que eu saísse na embaixada. Como não conseguiram, queriam queimar minha casa. Mas a polícia conseguiu levar ela para o Acre”, contou aos parlamentares."

Fonte: Notícias Terra

Jogador de futebol Aloísio Chulapa se filia ao PHS Alagoas

O alagoano que começou no CRB e se consagrou em grandes clubes deve ser fenômeno de votos em 2014

Um dos maiores jogadores de futebol da história de Alagoas, Aloísio Chulapa, 38 anos, é um dos novos filiados ao PHS no estado. Aloísio recebeu o convite do presidente do PHS-AL, Marcos André Omena, e decidiu entrar para a carreira política. O jogador deve disputar uma vaga estadual ou federal nas próximas eleições. Carismático e muito bem articulado em todo o estado e também no Brasil, Aloísio é citado pelos alagoanos como um próximo fenômeno de votos em 2014.

O jogador ainda atua no futebol. Ele joga no Santa Rita, da Cidade de Boca da Mata. Aloisio Chulapa iniciou sua carreira no CRB e se consagrou como jogador de futebol de clubes como o São Paulo, Vasco, Flamengo, Goiás, Atlético-PR. No exterior, jogou no Saint-Etienne e Paris Saint-Germain, ambos da França, e no Al-Rayyan, do Qatar.

O Presidente do PHS Alagoas, Marcos Andre Omena, disse que o jogador e o PHS decidirão, até o inicio de 2014, a que cargo Aloísio concorrera no próximo pleito. Segundo o presidente, o PHS-AL trabalha para eleger pelo menos dois deputados estaduais e um federal.

Fonte: PHS

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Os Esquerdistas 'Católicos' estão engessados e não podem denunciar este Governo louco!

Os Esquerdistas 'Católicos' não podem denunciar este Governo quando persegue a moral. Se denunciarem, irão descumprir o maior mandamento deles: "Amar o Vermelho sobre todas as coisas" ou você já viu algum esquerdista que se diz católico falar uma palavra contra as aberrações esquerdopatas?

E quando alguém joga na cara deles que o deus deles está defecando imoralidades, eles dizem que não é obra deles, mas trata-se de uma lei que já estava lá e seu deus não teve como impedir. As vezes tentam minimizar o estrago dizendo que é manipulação da mídia, outras vezes concordam que é mal, mas vomitam tal frase: "e qual partido não faz isto, todos fazem!" ou quando não têm mais o que falar, se poem a xingar tudo e todos de fascistas e fundamentalistas.

Em algumas listas católicas que se dão a discutir sobre Fé e Política, a coisa anda mais feia que nas Câmaras legislativas. Um grupinho vermelho vive como soldados de chumbo, pronto para cassar qualquer 'direitinho' ou 'direitista' que se meter a falar mal da esquerda. Defendem TUDO que a esquerda faz, há uma loucura explanada nas palavras destes boffistas, eles mudam até o Evangelho para colocar o PT, PSol num altar-mor qualquer. No mesmo instante que esquerdistas ateus se alegram com a perseguição à Igreja ou com aprovações a favor do aborto, pedofilia, drogas etc, eles estranhamente repetem como grilo que a tal ação do deputado fulano-de-tal não quis o aborto ou a imoralidade qualquer, é outra coisa que a lei trata e o povo e novamente a mídia que não entende o cerne da votada lei. 

Na verdade isto é um cocô na boca de gente sem noção. Vê-se ai que os nóias que andam na rua vibrando com a liberação das drogas são mais congruentes que os esquetólicos.



Papa Francisco: "O Regime comunista fechou várias obras Católicas"

"Em seguida o Santo Padre recordou Stefano Sándor, que neste sábado foi beatificado em Budapeste. “Ele era um salesiano leigo, exemplar no serviço aos jovens, no oratório e na educação profissional. Quando o regime comunista fechou todas as obras católicas, – disse o Papa – ele enfrentou a perseguição com coragem, e foi morto aos 39 anos. Vamos nos unir à ação de graças da Família Salesiana e da Igreja húngara."

Fonte: Rádio Vaticano

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Privatização da Petrobrás, Dilma parece não honrar suas palavras. Pode um Chefe de Estado agir assim?

E agora Petistas? Com qual resposta pronta vocês vão invadir as redes sociais? É justo privatizar a Petrobrás e o Pré-Sal? Isto é um crime? O que vocês dizem de sua líder mater?



Existe hipocrisia no reino da mentira? 
Faz-se tudo para manter o poder em mãos, faz-se como disse a Presidente do Brasil em 2010: "Em campanha política, fazemos o Diabo", isto é um escândalo para um país de eleitores na sua maioria Cristãos. Dilma está mostrando que o reino da mentira que também é o reino do Diabo, existe hipocrisia, devaneios, corrupção e falta de honradez. Isto sim é um Crime caros petistas, Petistas que outrora brigavam pelo patrimônio nacional. 

Quem lutou contra o Mal hoje lucra com o Mal, apresento-lhes o PT e sua corja!

Beato Alberto Marvelli, de família profundamente religiosa e empenhada no mundo político, eclesial e caritativo.

Beato Alberto Marvelli
Nasceu em Ferrara (Itália), no dia 21 de Março de 1918, segundo filho de uma família profundamente religiosa, mas também empenhada no mundo político, eclesial e caritativo.

Em 1930 a família transfere-se para Rímini, onde Alberto frequenta o Oratório Salesiano da sua paróquia, incrementando assim a sua formação religiosa, que terá muita influência na sua vida espiritual. Em 1933 falece repentinamente seu pai; em Outubro do mesmo ano começa a escrever um diário, que é a história da sua vida interior, do seu caminho espiritual, da sua experiência de Deus. A sua pertença à Acção Católica enriquece a sua espiritualidade. Aos quinze anos é delegado para os aspirantes da sua paróquia; em 1935, delegado diocesano; em 1937 inscreve-se na Federação dos Universitários Católicos Italianos e em 1946 torna-se presidente dos Licenciados Católicos. Desempenha, nestes anos uma intensa actividade de apostolado.

Em 1936 inscreve-se na Universidade de Bolonha na faculdade de engenharia mecânica, formando-se com bons votos em 1941. O percurso universitário marca uma nova etapa no seu caminho espiritual, animado pela meditação do mistério eucarístico. Nesse ano, a Itália entra em guerra e Alberto parte como militar, desempenhando na caserna um apostolado intenso. Consegue mudar muitas coisas: vence as blasfémias e a imoralidade, desperta o sentido da fé no coração de muitos, constitui um grupo de compromisso de vida cristã. Termina a guerra e Alberto regressa para Rímini quando, a 1 de Novembro de 1943 um terrível bombardeamento destrói a cidade. Alberto torna-se o operário da caridade: socorre os feridos, tirando-os das ruínas, distribui aos pobres tudo o que possui e que consegue recolher, salva muitos jovens da deportação dos alemães. Mais tarde, com a ajuda dos Licenciados Católicos, abre uma mensa para os pobres.

Depois da libertação de Rímini, em Outubro de 1944, é constituída a primeira Junta Municipal do Comité de Libertação e, Alberto é um dos Assessores, com apenas 26 anos, mas muito realista, corajoso e disponível ao enfrentar as situações mais difíceis; são-lhe confiadas as tarefas mais delicadas.

Política
Em 1945 inscreve-se no Partido da Democracia Cristã, concebendo a sua actividade política como a expressão mais nobre da fé por ele vivida, segundo as palavras de Pio XII: "o campo político é o campo de uma caridade mais ampla: a caridade política".

Em 1946 sente que o Senhor o chama a formar uma família e deseja para esposa a jovem com a qual partilhou uma forte amizade espiritual. Manifesta esta sua intenção, mas a jovem já tinha feito outra opção. Na noite do dia 5 de Outubro do mesmo ano, quando ia de bicicleta fazer um comício eleitoral, foi atropelado por um camião militar. Falece algumas horas mais tarde sem retomar os sentidos.

No dia 22 de Maio de 1986 foi emanado o decreto sobre a heroicidade das suas virtudes e proclamado Venerável. A 7 de Julho de 2003 a Congregação para as Causas dos Santos atribuiu à sua intercessão uma cura milagrosa.

Nomeado assessor municipal em Rimini

Durante a segunda guerra mundial torna-se apóstolo entre os refugiados e uma verdadeira providência para os pobres. Depois da entrada dos aliados em Rimini, é nomeado assessor municipal junto ao ofício de alojamentos e reconstrução e engenheiro responsável pela engenharia civil: "Os pobres passem por primeiro - dizia -, os outros podem esperar". Aceita participar das eleições nas listas da Democracia Cristã. É reconhecido por todos como cristão empenhado, mas não faccioso, tanto que um adversário comunista dirá: "O meu partido pode até perder. Basta que o engenheiro Marvelli se torne prefeito". O bispo nomeou-o presidente dos laureados católicos.

A devoção mariana e a Eucaristia


A devoção mariana e a Eucaristia foram realmente as colunas da sua vida: "Um mundo novo foi aberto para mim ao contemplar Jesus sacramentado – escreve em seu diário. Sempre que me aproximo da santa Comunhão, sempre que Jesus em sua divindade e humanidade entra em mim, em contato com a minha alma, é um acender-se de santos propósitos, uma chama que queima e que consome, mas que me torna muito feliz!". Morreu atropelado por um caminhão militar no dia 5 de outubro de 1946. Foi, como queria Dom Bosco, bom cristão e honesto cidadão, empenhado na Igreja e na sociedade com coração salesiano. Na juventude fez seu o lema: Ou viver subindo ou morrer.

Fonte: Vaticano

Fala dos Vereadores de Montes Claros - Reunião de 22 de outubro

REUNIÃO DO 22/10/2013

Bravo discurso do vereador Irmão Valdinei, que declarou ter passado para o bloco de oposição. Criticou ferreamente o prefeito Ruy Muniz, disse indignado com a postura do prefeito e seus secretários. Chamou atenção para as inúmeras promessas feitas e cumpridas.

Marly, se disse apaixonada com a visita feita a empresa Alpargatas e com o trabalho prestado.

Edmilson Magalhães, em seu discurso, cumprimentou Raquel como primeira dama da Câmara. Filosofou, filosofou e nada falou, mesmo com o discurso lido.

Raimundo do INSS, triste porque a oposição na Câmara ta crescendo, citando uma historinha do desenho de 'salsicha e scooby doo', pra dizer que cada um tem seus interesses próprios.

Vereador Ladislau, parabenizou os médicos pelo seu dia e também os garris, dizendo que são profissionais tão importantes e necessários, como médicos, advogados e qualquer outra profissão.

Leia mais aqui

Fonte: grupo Notícias da Câmara de MClaros (FaceBook)

Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis. Corruptissima re publica plurimae leges


"Corruptissima re publica plurimae leges", ou ainda "Corruptissima republica plurimae leges", é uma máxima latina atribuída a Tácito, historiador e político romano. Significa "As leis são muitas quando o Estado é corrupto", ou, mais comumente, "Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis".
O raciocínio em questão é que, quando há muita corrupção no Estado as leis se multiplicam, porque há muitas transgressões – muitos são os cidadãos que transgridem a lei, porém pequena é a capacidade do Estado em fazê-la cumprir.

Dessa forma, aumenta-se a quantidade de leis, de penas e do peso das mesmas, para tentar antever um enorme número de delitos, circunstâncias, brechas legais, agravantes, atenuantes, etc., sem contudo conseguir-se pôr fim à situação. Em razão da corrupção do Estado ser grande, muitas são as leis que a combatem, sem de fato obter qualquer sucesso.

Relacionada a esta máxima está o princípio iluminista defendido pelo jurista italiano Cesare Beccaria em sua obra clássica Dos Delitos e das Penas (1764), segundo o qual a justiça – e portanto um combate efetivo à corrupção – se faz melhor não pela severidade das penas, mas sim pela certeza da punição.

Fonte: Wikipedia

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Missa dos Parlamentares é realizada na sede da CNBB

Deputados, senadores, assessores de parlamentares e colaboradores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram presentes na tradicional Missa dos Parlamentares. A celebração ocorreu nesta quinta-feira, 17, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência, em Brasília.

A missa, organizada pela CBJP e pela assessoria de política da CNBB, é realizada na terceira quinta-feira de cada mês, às 8h.

Após a celebração, todos foram convidados para um momento de confraternização, uma oportunidade para fortalecer laços fraternos e de amizade.

Fonte: CNBB

Instituto MDA: Se a eleição presidencial fosse hoje, Aécio ganharia de Dilma em Minas

Se a eleição presidencial fosse hoje, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), ganharia da presidente Dilma Rousseff em Minas Gerais, tanto no 1º como no 2º turno.
É o que revela pesquisa encomendada pelo jornal O Estado de Minas ao instituto MDA Pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (17).

O instituto fez duas simulações de 1º turno: Aécio soma 46,6% das intenções de votos, contra 35,4% de Dilma (PT), e 6,6% de Eduardo Campos (PSB).

No cenário em que Marina Silva aparece como candidata do PSB, o tucano registra 43,8%, contra 33,8% de Dilma e 13,2% da ex-senadora.

Aécio também lidera em três simulações de segundo turno. Contra Dilma, vence por 50,1% contra 37,5% e na disputa com Marina, o mineiro ganha por 62,1% a 22,4%. O senador também ganharia com folga de Eduardo Campos: 67,5% a 11,7%.

Minas Gerais é o segundo maior colégio eleitoral do país, com 15.019.136 eleitores (TSE 2012).
Em totais de votos, a pesquisa aponta que Aécio abriria uma vantagem sobre Dilma de 1,7 milhão de votos no 1º turno e de quase 2 milhões de votos no 2º turno.

Fonte: PSDB

Governador Antonio Anastasia emite nota de pesar pela morte do ex-deputado Miguel Martini

“Gostaria de transmitir meus mais sinceros sentimentos aos amigos, familiares e colegas do ex-deputado Miguel Martini. Minas Gerais perde uma liderança de expressão, que se dedicou, além da defesa de interesses públicos durante toda sua vida política, a causas importantes, como a Fundação Hospitalar Mário Penna, à frente da qual estava nos últimos anos. Na Câmara dos Deputados, assim como na Assembleia de Minas Gerais, Martini também se destacou por sua atuação contra a violência e a pena de morte. Em nome de todos os mineiros, com a lembrança de sua engajada atuação, lamento sua precipitada partida.”

Antonio Anastasia

Governador do Estado de Minas Gerais

Direitos Humanos aprova projeto que desobriga igrejas de casar homossexuais

Bolsonaro: os homossexuais, como um todo, não

querem se casar em igreja; essa minoria que vai lá é para provocar.
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias aprovou nesta quarta-feira (16) projeto (PL 1411/11) que determina que igrejas podem se recusar a realizar casamento ou mesmo a aceitar a presença de pessoas que violem seus valores, doutrinas ou crenças sem que essa conduta seja considerada discriminação.

De autoria do deputado Washington Reis (PMDB-RJ), a proposta acrescenta artigo à Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito. Atualmente, a lei estabelece que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, sujeito à pena de reclusão de um a três anos e multa.

Embora não esteja explícito, a proposta deixa claro que o objetivo da medida é resguardar as instituições religiosas de serem obrigadas a realizar casamentos homossexuais.

Reis destaca que a prática homossexual está em desacordo com muitas doutrinas religiosas. Assim, em sua opinião, a preservação do direito das minorias não pode levar ao desrespeito “de outros direitos e garantias constitucionais”, no caso, das igrejas. Na opinião do deputado, a proposta está de acordo com a liberdade de consciência e de crença, cláusula pétrea da Constituição.

Inconstitucionalidade
Já para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), o projeto fere justamente esse princípio constitucional. “É um projeto que faz um agito, talvez arrebanhe gente, tenha alguma função eleitoral futura, mas não passa no quesito da constitucionalidade, na CCJ ele não vai prosperar”, sustenta.

Chico Alencar ressalta ainda que o texto confere à autoridade religiosa, dentro da sua igreja, “um tipo de poder discriminatório que ofende, inclusive, a lei, corretíssima, contra qualquer discriminação”. Isso porque caberá ao padre ou ao pastor verificar se a pessoa se comporta ou tem valores em acordo ou desacordo com a doutrina que professa.

Legislação
O deputado se refere à Lei 7.716/89, que torna crime induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência. Para essas práticas, a lei que o projeto altera, prevê pena de reclusão de um a três anos e multa.

Tanto o autor do texto quanto o relator na comissão de direitos humanos, deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), afirmam que a tendência é a inclusão da homossexualidade no rol de condutas criminosas previstas na lei.

Provocação
Segundo Bolsonaro, que apresentou parecer favorável à matéria, há casos de casais homossexuais que procuram igrejas para se casar e, diante da recusa, processam padres e pastores. “Nós queremos descriminalizar essa atitude do pastor em defesa da linha da sua igreja, que é um direito dele não realizar aquele casamento”, argumenta.

Bolsonaro garante ainda que “ninguém quer expulsar gays de igreja”, e os indivíduos serão avaliados “pelo comportamento”, uma vez que não há outra forma de saber que é ou não homossexual.

O deputado acredita, inclusive, que “os homossexuais também, como um todo, não querem se casar em igreja”, e que “essa minoria vai lá para provocar”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), inclusive no mérito.

Fonte: Câmara Notícias

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Morre o membro da RCC e ex-deputado federal pró-vida Miguel Martini. Lutou muito em defesa da vida no Congresso Nacional!

Miguel Martini
Morre o membro da RCC, pró-vida Miguel Martini. Missionário, pregador, ex-coordenador estadual da RCC-MG, ex-deputado estadual, ex-deputado federal José Miguel Martini.

Martini lutava contra um cancer há mais de 5 anos e faleceu na noite desta quarta-feira, dia 16 de outubro de 2013, aos 58 anos de idade no hospital em que se encontrava internado na cidade de Belo Horizonte.

Nascido em Colatina (ES) em 28 de marco de 1955, Miguel era casado e formado em História e Engenharia Civil. Foi Fundador da “CRESAP – Comunidade Renovada Santo Antonio da Pampulha”, apresentador do programa “Encontro com Jesus” e escritor do Livro “A Segunda Vinda de Cristo”.

Enquanto Deputado Federal, Martini foi um dos autores do Estatuto do Nascituro.

O velório de Martini acontecerá nesta quinta-feira, dia 17 de outubro de 2013, das 10 as 16 horas no Velório 2 do Cemitério Parque Bosque da Esperança (R. Aldemiro Fernandes Torres, 1500 – Jaqueline  Belo Horizonte – MG, 31780-220 (31) 3454-2200), com celebração da  Missa de corpo presente (Exéquias) previsata para as 15:00 horas e sepultamento as 16:00 horas.

Louvamos a Deus pela vida deste irmão, que prestou significativos serviços ao povo de Deus, através da Renovação Carismática na Igreja Católica.


Lutou muito em defesa da vida no Congresso Nacional!


Fonte: Terra de adoradores

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Fernando Gabeira: "O Estado se tornou uma extensão do PT"

por JOSÉ FUCS

Ex-guerrilheiro, ex-deputado federal, jornalista e escritor, Fernando Gabeira já se reinventou várias vezes. Aos 72 anos, decidiu deixar a política – embora continue filiado ao PV e ainda dê palestras ocasionais para militantes do partido – e voltar ao jornalismo. Em seus artigos, publicados quinzenalmente no jornal O Estado de S. Paulo, tem batido no PT, no governo e no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Gabeira lançará um programa de reportagens na GloboNews, com estreia prevista para domingo dia 8. Nesta entrevista a ÉPOCA, ele afirma que o socialismo deixou de ser uma opção viável de poder e critica o aparelhamento do Estado pelo PT. 

ÉPOCA – Ao longo de sua trajetória política, o senhor passou pela luta armada, pelo PT e pelo PV. Hoje tem sido um crítico do PT, do governo e da esquerda. O que aconteceu?

Fernando Gabeira – O que mais me incomoda é a sensação de que você é detentor de uma verdade importantíssima e de que todos os seus atos devem ser relevados por isso. O que me distingue dessa esquerda é que, para mim, os fins não justificam os meios. É preciso trabalhar dentro dos critérios democráticos. Também me incomoda que, uma vez no poder, eles se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil. Ao se atrelar a alguns países da América do Sul, abandonando a possibilidade de relações com o resto do mundo, eles prestam um desserviço. Não que a integração regional não seja importante, mas o Brasil precisa se abrir também para outros centros, com uma capacidade tecnológica maior. Você não pode associar seu destino a esse grupo de países, como eles fizeram, por causas ideológicas.

Leia o restante da entrevista em Época

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ex-ministro Pimenta da Veiga volta para reforçar o PSDB

Ministro de FHC e ex-prefeito de Belo Horizonte, político mineiro assume posto em instituto e pode se candidatar ao governo mineiro

O tucano João Pimenta da Veiga Filho era presidente nacional do PSDB quando o partido assumiu a Presidência da República, em 1995. Ex-prefeito de Belo Horizonte, foi ministro das Comunicações entre 1998 e 2002. Após o fim do governo de Fernando Henrique Cardoso, afastou-se da política. De seu escritório de advocacia, acompanhou os últimos dez anos do seu partido. Hoje, aos 66 anos, não poupa críticas ao desempenho tucano na oposição.

Na avaliação de Pimenta da Veiga, faltou “contundência” ao PSDB em denúncias contra o governo. “Em alguns momentos, a vontade que o país desse certo foi maior que o dever oposicionista”, diz em entrevista a ÉPOCA. Ele cita “o que fizeram com a Petrobras” e a dificuldade na atração de capitais por parte do governo como falhas que deveriam ter sido mais expostas. “O PSDB não teve a força que deveria ter nessa denúncia.” Segundo ele, o partido também falhou nas últimas eleições presidenciais. “O erro geral, que permeou todas as campanhas, foi não termos exaltado o extraordinário, o excepcional governo feito por Fernando Henrique”, diz. Segundo ele, o principal erro foi dos marqueteiros do PSDB. “Houve um erro de marketing aí. Para mim, foi problema de marqueteiro. O do PT investiu em cima, e o nosso, equivocadamente, sugeriu que não se enfatizassem os pontos que eram atacados.”

Leia o restante em: Epoca

Nota do Conselho Arquidiocesano de Leigos de Montes Claros sobre a situação da Saúde em Montes Claros

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL – CNLB
ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS – COARLE

Não participem das obras estéreis das trevas; Pelo contrário denunciem tais obras (Ef 5, 11) 


Nós representantes do Conselho Arquidiocesano de Leigos (as) da Arquidiocese de Montes Claros que temos uma história marcada pela constante busca por justiça, indignados com os acontecimentos que estamos vivenciando no quadro político de Montes Claros, de modo especial com certas ações do executivo municipal que imaginando ser a Prefeitura uma empresa privada, age como se esta cidade fosse, apenas, mais uma de suas propriedades.

Não admite o diálogo e nem abre espaço aos clamores dos diversos segmentos da sociedade. Os Conselhos Paritários e o Sindicato dos servidores sentem-se impotentes diante de tal situação, pois qualquer proposta ou sugestão sugerida por estas organizações são, simplesmente, desrespeitadas.

Tribunal alemão considera urnas eletrônicas inconstitucionais

Em 14 dez 2008, o Fraude Urnas Eletrônicas publicou artigo informando sobre a proibição do uso das urnas eletrônicas na Holanda – Falta de segurança leva Holanda a proibir o uso de urnas eletrônicas. Esta semana, (03 mar 2009) foi a vez da Alemanha entrar para a lista dos países que vetam o uso destes aparelhos nas eleições.

Urna Eletrônica Alemã 01 Segundo informações dos sites IDG NOW! e DW-World.DE Deutsche Welle, a Corte Constitucional Federal (em alemão Bundesverfassungsgericht; em inglês Federal Constitutional Court), órgão judicial mais importante da Alemanha, vetou o uso de urnas eletrônicas nas eleições alemãs deste ano citando riscos ao processo democrático.

O tribunal entendeu que uso de computadores no processo eleitoral de 2005 foi inconstitucional. Na época, cerca de 1,8 mil máquinas modelos ESD1 e ESD2 da fabricante Nedap foram utilizadas em 39 dos 299 estados alemães, atingindo um total de 2 milhões de eleitores. O pleito foi responsável por compor o Bundestag, o parlamento nacional da Alemanha.

Tribunal Alemão
Segundo artigo do Jornal Spiegel, a corte decidiu que o sistema contradiz o princípio de transparência necessário para uma eleição pública e proibiu o uso dos equipamentos nas eleições gerais deste ano.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Comissão vai debater voto impresso nas eleições de 2014. Veja entrevista com Engenheiros sobre insegurança nas Urnas eletrônicas.

Tércio Ribas Torres



A reintrodução do voto impresso a partir das eleições de 2014 estará em debate na terça-feira (15), a partir das 8h15, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). A realização da audiência pública atende a requerimento do senador João Capiberibe (PSB-AP).
Para o debate, estão convidados os professores de Ciências da Computação da Universidade de Brasília (UnB) Diego Aranha e Pedro de Rezende. O moderador do Fórum do Voto Seguro na Internet, Amílcar Brunazo Filho, também está convidado para a audiência.

O encontro vai permitir o debate do projeto de lei do Senado (PLS) 68/2010, do ex-senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que revoga a previsão legal da impressão do voto do eleitor a partir de 2014. O comprovante  de votação seria conferido e colocado, de forma automática e sigilosa, dentro da urna para auditoria posterior.

Na justificativa do projeto, o autor, atualmente deputado federal, argumenta que uma série de testes da Justiça Eleitoral mostrou que a mudança provoca vários problemas como aumento das filas para votação, mais votos nulos e brancos, maior número de urnas com defeito, inclusive devido ao processamento da impressão do voto, e aumento do quantitativo de eleitores com dificuldade para finalizar o voto.

Fonte: Agência Senado

Entrevista com o Professor Pedro Rzente e o Engenheiro Amilca Brunazzo sobre a insegurança das Urnas eletrônicas brasileiras



Parte 2

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...