segunda-feira, 10 de março de 2014

Juan Manuel Santos perde maioria absoluta no Senado colombiano

Uribe e Santos
"O governo colombiano perdeu a maioria no Senado ao conseguir 47 de 102 cadeiras, enquanto o ex-presidente Álvaro Uribe e seu movimento Centro Democrático, que lideraram a apuração, mas terminaram atrás do Partido do U, do atual líder Juan Manuel Santos, lideram a oposição. Com esses resultados, a coalizão do governo terá que se apoiar em alguns senadores conservadores considerados "santistas" ou traçar alianças com a esquerda para obter maiorias e aprovar os acordos de paz do processo de paz com as Farc de Havana.

Uma das grandes decepções foi o partido União Patriótica (comunista), nascido em 1985 por um acordo entre o governo e as Farc e que retornava as eleições após duas décadas de ausência e que não conseguiu representação em nenhuma das duas câmaras. O partido de Santos ganhou com 15,31% e 21 cadeiras (menos que as 28 obtidas em 2010), enquanto segundo, com menos de um ponto percentual (14,53%), ficou Centro Democrático, com 20 senadores, com 96,06% das urnas apuradas.

Em terceiro ficou o Partido Conservador, com 13,46% e 18 cadeiras (quatro a menos que em 2010) e o governista Partido Liberal, considerado o grande derrotado da noite com 17 cadeiras, as mesmas das eleições passadas, com 12,2%. Mudança Radical, o terceiro integrante da coalizão governista ficou em 5º com 9 cadeiras (6,93%), uma a mais que em 2010."

Fonte: Notícias Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...