segunda-feira, 17 de março de 2014

O problema dos subsídios aos investimentos públicos


Empreendedores só levam adiante projetos que sejam lucrativos.  Isso significa que eles irão utilizar os meios de produção, que são escassos, de maneira a satisfazer primeiro as necessidades mais urgentes; nenhum capital ou mão-de-obra serão utilizados para satisfazer necessidades menos urgentes enquanto houver uma necessidade mais urgente ainda não atendida. 

Quando o governo intervém tornando lucrativo um projeto que, caso contrário, geraria prejuízos, todos falam das necessidades que serão assim atendidas; ninguém fala das necessidades que deixarão de ser atendidas em decorrência de o governo ter retirado recursos disponíveis para estes setores e os desviado para suas obras de cunho político.  Só se considera o benefício proporcionado pela ação do governo, e não o seu custo. 

Não cabe ao economista dizer o que o povo deve preferir e nem como deve usar os seus recursos.  Mas é de seu dever chamar a atenção de todos para os custos das decisões do governo.  Isso o diferencia do charlatão, que só fala dos benefícios da intervenção sem jamais se referir aos malefícios que ela acarreta. Leia mais aqui

Fonte: IMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...