quinta-feira, 9 de abril de 2015

Entenda o que é Partido Fisiológico e Partido de Aluguel.


Partido fisiológico

No Brasil, criou-se a expressão "partido fisiológico" para designar os partidos que se estruturam e sobrevivem às custas de cargos e dinheiros públicos. Esta expressão não é traduzível para outros idiomas, e nem é conhecida no português de Portugal. Simplesmente porque nas democracias modernas, tal hábito é condenado pela Justiça comum, com pena de prisão para os que o praticam, criminosos que são. Os diferentes códigos e leis caracterizam como crime de prevaricação a utilização de dinheiros públicos para beneficiamento pessoal.

Não se confundam esses partidos fisiológicos com os partidos de interesse. Os fisiológicos não mereceriam sequer fazer parte da classificação dos partidos. Desaparecem quando se aprimoram os costumes políticos e são meros e lamentáveis acidentes na vida política.

Em todo o mundo, ao assumir o poder, os partidos ocupam cargos políticos com os seus quadros, para que a sua política execute seu programa. Não, para beneficiar os indivíduos, para que aliciem votos ou se apropriem de verbas. Os cargos técnicos, mesmo em regimes presidencialistas, raramente são atingidos quando muda o governo. Apenas, seus ocupantes passam a executar a política do novo governo.

Um partido político existe para disputar o poder e executar seu programa. É natural, então, que ocupe os cargos com seus militantes e dirigentes. Caracteriza-se a fisiologia, quando as pessoas são nomeadas não com esse objetivo, mas apenas para obter vantagens pessoais e eleitorais.

Partido de aluguel

Um partido de aluguel é um partido político usado por um partido mais forte com finalidade estratégica e que, em alguns casos, não visa à vitória nas urnas. Geralmente são partidos nanicos, com muito pouca expressão eleitoral, os que se submetem a tal finalidade. Na maioria das vezes, seus dirigentes (municipais, regionais e nacionais) recebem benefícios pessoais por compactuar com a submissão dessas entidades a outras. Vários serviços podem ser contratados e negociados junto a um partido de aluguel, como por exemplo os listados abaixo.

Ampliar o tempo de televisão
Tempo na televisão apenas para denegrir adversário
Compor coligação para lançar mais candidatos
Ampliar quociente
Trampolim eleitoral para infidelidade partidária
Burlar a fidelidade partidária


Fisiologismo

Fisiologismo é um tipo de relação de poder político em que ações políticas e decisões são tomadas em troca de favores , favorecimentos e outros benefícios a interesses privados, em detrimento do bem comum. É um fenômeno que ocorre freqüentemente em Parlamentos, mas também no Executivo, e está estreitamente associado à corrupção política, uma vez que os partidos políticos fisiologistas apoiam qualquer governo - independente da coerência entre as ideologias ou planos programáticos - apenas para conseguir concessões deste em negociações delicadas.

Fontes:  http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/28111-28121-1-PB.html,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_de_aluguel

6 comentários:

  1. As postagens deste blog têm me ajudado muito, obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q Bacana Helena, muito bom saber disto. Isto trás retorno de ânimo pra nós! Obrigado, fique com Deus!

      Excluir
  2. Respostas
    1. O antigo PRN que elegeu Collor (atual PTC) era tanto fisiológico quanto de aluguel... Tanto que depois da queda do Collor, o PRN vive no ostracismo...

      Excluir
  3. Políticos fisiológicos:

    Ronaldo Caiado
    Aecio Neves
    Luiz Inácio Lulla da Silva
    Geraldo Alkmim
    Marta Suplicy
    Eduardo Suplicy
    Tão Viana
    Sibá Machado
    José Sarney - o campeão
    Roseana Sarney
    Collor de Mello
    Paulo Malluf
    Ideli Salvati
    Romero Jucá
    e todos os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo Caiado, Geraldo Alckmin, Aecio Neves?
      Todos os do PT?
      Você não entendeu o que leu.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...