sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Cidades de Roraima declaram estado de emergência na saúde por aumento de demanda com venezuelanos

O caos instalado na Venezuela em razão do governo ditatorial de Nicolás Maduro faz com que cada vez mais moradores do país vizinho vejam no Brasil um refúgio para tentar sobreviver. O resultado desse intenso fluxo migratório já começa, no entanto, a prejudicar os serviços públicos oferecidos nas cidades brasileiras que mais vêm recebendo venezuelanos nos últimos meses. São os casos de Boa Vista e Paracaima, municípios de Roraima que decretaram estado de emergência na saúde pelo aumento na demanda por serviços hospitalares.

Segundo informações de reportagem veiculada pelo jornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, nesta quinta-feira (8), o governo de Roraima estima que 30 mil venezuelanos foram para o estado apenas neste ano. Como consequência disso, o número de partos de venezuelanas na única maternidade pública do estado chegou a 229 em 2016, um crescimento de 400% na comparação com o ano passado.

Além disso, dos 1.240 pacientes atendidos atualmente no Hospital Geral de Roraima, o principal do estado, mais de 200 são venezuelanos. Em entrevista à reportagem da TV Globo, a governadora de Roraima, Suely Campos (PP), afirmou que terá que pedir ajuda ao governo federal, já que o estado, segundo ela, “não tem como suportar por muito tempo” essa demanda.

Leia mais aqui

Fonte: PSDB.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...