sexta-feira, 7 de junho de 2013

Assembleia Legislativa de Minas apoia show contra uso de drogas. Este mesmo show será apresentado ao Papa Francisco.

Espetáculo Streetlight é apresentado em Vespasiano e será exibido ao Papa.

Teatro, música e dança ganharam as telas da TV Assembleia na noite desta quinta-feira (6/6/13), em um espetáculo de conscientização e mobilização contra as drogas. Minas Gerais é o segundo Estado brasileiro que recebe o musical Streetlight, que será exibido também para o Papa Francisco, em julho, durante a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro. Apresentado no Parque de Exposição Risoleta Neves, em Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), o show recebeu o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), sendo exibido ao vivo pela emissora do Poder Legislativo.


Espetáculo Streetlight
O Streetlight integra o Forte sem violência, uma campanha de combate ao uso de drogas que surgiu há seis anos, em uma parceria da Universidade de Heidelberg (Alemanha) com o grupo de teatro italiano Gen Rosso International Performing Arts Group. A ideia é incorporar jovens ex-usuários de drogas ou ex-infratores ao espetáculo, de forma a fortalecer sua autoestima, despertar potencialidades e revelar talentos. No Brasil, mil jovens participarão dos espetáculos, que já passou por Aparecida do Norte (SP) e São Paulo. Ainda irá a São Luís (MA), Aracaju (SE), Fortaleza (CE) e Rio.

Em Vespasiano, 200 jovens dividiram o palco com os 17 integrantes do grupo de teatro italiano. São internos das comunidades terapêuticas Fazenda da Esperança (ligada à Igreja Católica), Terra da Sobriedade e Mundo Novo. O enredo é baseado na história verídica de um rapaz de Chicago (EUA) que luta para escapar da violência. O espetáculo é produzido pela Stark Macher e, em Minas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, com o apoio da Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Prefeitura de Vespasiano.

No evento, a ALMG foi representada pelo presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas, deputado Vanderlei Miranda (PMDB). “Esse evento é um privilégio não só para a cidade de Vespasiano, mas para toda Minas Gerais, visto que são apresentações em apenas sete cidades”, afirmou o parlamentar. Ele destacou a importância da mobilização de diversas instituições e milhares de pessoas no empreendimento. “Um evento como esse não acontece pela vontade de uma única pessoa”, disse.

Fundador da Fazenda da Esperança, o frei Hans Stapel relatou a transformação que o espetáculo promove na vida de muitos ex-usuários de drogas. “Um dos que participaram da peça em São Paulo chegou à comunidade em uma cadeira de rodas, de tão fraco. Quando vi ele dançando no palco, não acreditei”, afirmou o religioso. A Fazenda da Esperança possui 90 estabelecimentos em 15 países. No Brasil, onde surgiu, são 62, seis delas em Minas Gerais. São 3 mil pessoas atendidas por ano, em todo o mundo.

Fonte: ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...