sábado, 28 de dezembro de 2013

Correndo do Envelhecimento. Governo Chinês aprovou o relaxamento da política de filho único.


"O parlamento chinês aprovou, neste sábado (28), formalmente, o relaxamento da política de filho único, que vigorava no país desde 1980.

Os casais estão autorizados a ter duas crianças, se um dos pais for filho único. Anteriormente, para ter dois filhos, era obrigatório que pai e mãe fossem filhos únicos.
As autoridades decidiram mudar a política por causa do envelhecimento da população e por entender que as restrições poderiam comprometer o crescimento econômico da China."




"O setor de planejamento familiar do governo chinês calcula que a reforma fará com que mais dois milhões de crianças nasçam a cada ano, aumentando de sete a nove milhões o número total de nascimentos anuais. Segundo o governo, a medida visa trazer "equilíbrio populacional". Nos últimos anos, o país – que possui população de 1,38 bilhão – observa um desequilíbrio entre o número de homens e mulheres (a maioria é masculina), assim como o avanço do envelhecimento

A política do filho único foi instituída em 1979 e, embora tenha conseguido frear o crescimento populacional, também é alvo de críticas. Nas últimas décadas, foram comuns as denúncias de abortos forçados e infanticídio de meninas. As autoridades estimam que as regras evitaram o nascimento de 400 milhões de pessoas nos últimos 30 anos. 

Campos de trabalho – A Assembleia Nacional Popular também aprovou formalmente a extinção parcial dos campos de trabalho forçado. Serão extintos aqueles que funcionam no regime conhecido como Laojiao, que prega a "reeducação" pelo trabalho e é baseado em modelos da antiga União Soviética. Organizações independentes estimam que o sistema possui mais de 300 campos em operação e população carcerária de 200 000 pessoas. "

Fonte: Jornal Nacional, Veja, AFPBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...