terça-feira, 9 de outubro de 2012

15 deputados são eleitos prefeitos e 18 disputarão o segundo turno

Os deputados que lançaram candidaturas a prefeito e vice-prefeito nas eleições deste domingo tiveram um desempenho melhor do que o verificado quatro anos atrás. Dos 84 parlamentares que chegaram à reta final, 15 foram eleitos em primeiro turno e 18 vão disputar o segundo, marcado para o dia 28 de outubro. Em 2008, dos 93 deputados que disputaram as eleições municipais, 13 foram eleitos no primeiro turno e 14 disputaram o segundo.
Nas cidades de Salvador (BA) e Duque de Caxias (RJ), dois deputados vão se enfrentar no segundo turno. Na capital baiana, foram escolhidos para o novo pleito os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM) e Nelson Pellegrino (PT), este último atualmente licenciado da Câmara. No município fluminense, a disputa ficou entre Washington Reis (PMDB) e Alexandre Cardoso (PSB).
Manaus (AM) foi outro caso à parte: em nenhuma cidade houve tantos deputados disputando a prefeitura. Três ao todo – Pauderney Avelino (DEM), Sabino Castelo Branco (PTB) e Henrique Oliveira (PR) –, mas o segundo turno ficou entre a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) e o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB).
No total, 87 deputados se lançaram à disputa neste ano, mas três renunciaram no decorrer das campanhas. Dos restantes (84), seis foram candidatos a vice-prefeito. Deles, o único que segue na disputa é o deputado Marllos Sampaio (PMDB), que passou para o segundo turno na chapa encabeçada pelo atual prefeito de Teresina (PI), Elmano Férrer (PTB).
Dois deputados conquistaram capitais de estado: Teresa Surita (PMDB) vai comandar Boa Vista (RR) pela quarta vez, e Rui Palmeira (PSDB) ganhou em Maceió (AL).
Eleitos por partido
A segmentação dos vencedores por partido já no primeiro turno mostra que o PMDB, que tem forte atuação municipalista, e o PSB foram os que elegeram mais prefeitos entre os deputados: três parlamentares cada um. Em segundo lugar ficaram o PSDB e o PT, que emplacaram dois prefeitos neste domingo. PTB, PP, DEM, PV e PRB conquistaram, cada um, uma cidade brasileira.
Nessas eleições, 17 partidos tiveram representantes na Câmara como candidatos. O PT e o PMDB apresentaram o maior número: 12 deputados cada um.
Reportagem – Janary Júnior 
Edição – Marcos Rossi


Fonte: 'Agência Câmara de Notícias'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...