terça-feira, 27 de novembro de 2012

Diocese de Jundiaí promove encontro com políticos de 11 cidades

A diocese de Jundiaí (SP) promoveu, no dia 22 de novembro, um encontro com políticos das 11 cidades que a compõem. Prefeitos, vereadores e assessores tiveram a oportunidade de interagir e abrir uma discussão sobre a importância de políticas públicas e a participação da sociedade no processo como um todo.
“Foi um encontro importante e positivo, que possibilitou a troca de ideias”, avaliou o bispo de Jundiaí, dom Vicente Costa, lembrando que a 5ª Semana Social Brasileira, com o tema “Estado para que e para quem?”, tem como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros.
O encontro realizado no auditório da Cúria Diocesana contou com a organização da Pastoral Fé e Política e reuniu, além de políticos da região, padres e representantes de outras pastorais sociais da diocese. Tendo como mediador Cláudio Nascimento, coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política, vários participantes puderam manifestar-se publicamente. Houve uma breve exposição sobre a 5ª Semana Social, uma iniciativa da CNBB, que além da reflexão sobre a missão dos políticos, sugere a participação de debates sobre os rumos da sociedade em busca da construção do bem comum, através da prática participativa sobre o “Estado que temos e o que queremos”. O evento nacional que finalizará o processo da 5ª semana ocorrerá em setembro de 2013.
diocesejundiai20122A coordenadora da Cáritas Diocesana de Jundiaí, Maria Rosangela Moretti, destacou a importância da 5ª Semana Social, associando essa proposta de reflexão à realidade local. “Enquanto sociedade, precisamos dar os passos necessários, não dá para só esperarmos. Sou defensora de construir propostas conjuntas”, disse Rosangela, enfatizando a necessidade de políticas públicas e diálogo entre os envolvidos.
Um dos pontos marcantes do encontro foi a exposição de trabalhos sociais, que visam a qualificação profissional, no município de Cabreúva. Os professores Rafael Mendes e Bárbara Almeida apresentaram detalhes sobre o Projeto Cabreúva do Futuro, por meio do Centro de Formação e Qualificação Profissional. Também o padre João Brito Campos, pároco da Paróquia Jesus de Nazaré, de Cabreúva, falou ao público sobre o trabalho desenvolvido pela Associação de Cultura, Formação e Promoção Humana do Vilarejo, realizado desde 1994 (Liceu Emaús).
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...