terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Lech Walesa, ex-presidente da Polônia e Nobel da Paz, fala como seu pais foi decisivo para o fim do Comunismo na Europa.

"Nos estávamos participando da nova edificação da Europa e esperávamos novas estruturas para novos tempos. Antes não tínhamos participação, agora estamos dentro das decisões.
 

A Polônia tinha o Papa, era um país católico e cristão, graças a crenças conseguimos nos levantar de muitas quedas, e tivemos fora do mapa por cento e vinte anos, nossos visinhos repartiam entre si nossos territórios, mas nós tínhamos religião e resistimos. A Igreja nunca deu as costas para a nação, quando a nação não podia falar, falava a Igreja, quando podíamos falar a Igreja voltou regressou ao seu lugar.

Esta revolução foi possível aqui contra o Comunismo e a sua opressão. Não era permitido se organizar, eles nos diziam: 'Não vêem quem temos duzentos mil soldados? Não vêem que ao redor da Polônia tem outro milhão e armas nucleares?'


Ai veio o Papa polonês e nos organizou para rezar e não para fazer revolução.  Animou-nos e disse:  'não temam' e nos deu uma liderança. Passamos a saber que éramos muitos"


Acompanhe mais na entrevista de Lech Walesa na Rádio Senado.  

Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...