sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Ciência Política. ‘O PT ocupou o centro, empurrando o PSDB para a direita’. Pra entender um pouco da mobilidade dos Partidos.


A polarização PT/PSDB se consolidou?

A polarização entre esquerda e direita é altamente provável em qualquer sistema político. Mesmo nos Estados Unidos, democratas e republicanos são esquerda e direta. Na França, socialistas e gaulistas. O mesmo acontece na Inglaterra, Portugal, Itália. No Brasil, tornou-se PT contra PSDB. O PSDB não é de direita, mas de centro-esquerda na sua origem.

Por que um antagonismo tão conflagrado?

PSDB e PT começaram disputando o mesmo eleitorado. Os dois disputavam uma chamada classe média mais progressista e se tornaram rivais mais por isso do que pelo antagonismo esquerda e direita. Acontece que a direita tradicional no Brasil entrou em declínio, com o malufismo em São Paulo ou o carlismo na Bahia. Partidos como PP e DEM, herdeiros da Arena, tornaram-se legendas de adesão. Se tem cargo e liberação de verba, estão no governo.

O PSDB assumiu essa posição de direita?

O eleitorado direitista ficou órfão e, sobretudo a partir da chegada do PT ao poder em 2002, torna-se cada vez mais antipetista. E onde está o adversário competitivo do PT? É o PSDB, que nem era da direita. Até se aproximou da direita no governo FH, ao fazer aliança com o antigo PFL (atual DEM), teve uma política econômica conservadora, o que facilitou o posicionamento do PT pela esquerda como oposição, iniciando essa polarização em 1994. No poder, o PT ocupou o centro, empurrando o PSDB para a direita. Esse eleitorado conservador corre para o PSDB por falta de opção. Nesta eleição, isso se tornou ainda mais claro.

E o futuro político de Aécio?

Tucanos paulistas já falam em Geraldo Alckmin para 2018, reivindicando o caminhão de votos que Aécio teve em São Paulo. Mas, se há no PSDB gente que pensa partidariamente, o candidato em 2018 tem que ser Aécio.

Leia mais aqui

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...