quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IBOPE no Estilo PT. Nas últimas pesquisas, Ibope errou dois terços dos resultados no Brasil


Maior instituto de pesquisas do país também errou o resultado para presidente

Os últimos levantamento do Ibope, maior instituto de pesquisas do país, divulgadas antes do primeiro turno nos 26 Estados e no Distrito Federal divergiram da apuração, fora da margem de erro, em 17 unidades da Federação, ou 66,66%. De acordo com levantamento do OLHO NELES, o instituto só conseguiu prever corretamente o resultado das eleições para governador em dez casos. Além disso, o Ibope também errou o resultado para presidente da República, fora da margem de erro.

Em relação à disputa entre Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), o Ibope apontava, no dia 4/10, que a presidente teria 46% dos votos válidos, enquanto Aécio Neves teria 27% e Marina Silva teria 24%. Com a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Dilma estaria entre 44% e 48%; Aécio estaria entre 25% e 29%; Marina, entre 26% e 22%.

No dia seguinte, no entanto, os eleitores deram à presidente 41,59% os votos válidos, enquanto Aécio Neves somou 33,55% e Marina Silva ficou com 21,32%.

Em Minas Gerais, o instituto apontava que Fernando Pimentel teria 61% dos votos válidos, contra 31% de Pimenta da Veiga. O resultado foi mesmo a vitória do petista, mas ele registrou 52,98%, contra 41,89% do tucano.

O Ibope também registrou números fora da margem de erro nos seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

O instituto acertou, com oscilações dentro da margem de erro, os resultados nas seguintes unidades da Federação: Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

ACRE
1/10 (Ibope, margem de erro: 3 pontos)
Tião Viana (PT) 50%
Tião Bocalom (DEM) 24%
Márcio Bittar (PSDB) 24%

RESULTADO: ERROU
Tião Viana 49,73%
Márcio Bittar 30,10%
Bocalom 19,61%

ALAGOAS
2/10 (Ibope, margem de erro: 3 pontos)
Renan Filho 54%
Benedito de Lira (PP) 37%

RESULTADO: ERROU
Renan Filho 52,16%
Benedito de Lira 33,91%

Veja o restante dos grotescos e bondosos 'ERROS' aqui

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...