segunda-feira, 21 de março de 2016

Expoentes do exílio nos EUA comentam reaproximação de Obama com Cuba

Quando eu saí de Cuba/Deixei minha vida, deixei meu amor/Quando eu saí de Cuba/Deixei meu coração enterrado. O compositor argentino Luis Aguilé (1936-2009) transformou em canção o sentimento da maior parte dos 650 mil exilados cubanos que vivem no Sul da Flórida, a cerca de 150 quilômetros da ilha socialista. Muitos deles tiveram que abandonar a terra natal quando crianças; outros fugiram depois de se tornarem prisioneiros políticos. A reportagem entrevistou expoentes do exílio nos Estados Unidos sobre a histórica viagem de Barack Obama a Cuba, iniciada na noite de ontem. Eles compartilham da pouca esperança, da indignação e de um ceticismo ante a visita de Obama e afirmam esperar que o visitante exija do regime de Raúl Castro o respeito aos direitos humanos.

Pedro Corzo, de 73 anos, trocou Havana por Miami em 1992. “Estive na prisão por oito anos. Quando fui detido, em 1964,  ainda era um estudante. As condições no cárcere eram desumanas. Fomos submetidos a um regime de trabalho forçado que flutuava entre 12 e 14 horas. Além de espancados com frequência, a reclusão na cela solitária era prática comum. Mais de 10 colegas morreram durante greves de fome”, lembra o jornalista, escritor e cineasta, presidente do Instituto de la Memoria Historica Cubana contra el Totalitarismo.

“Considero que a visita de Obama não vai repercutir, de modo importante, no desenvolvimento econômico e político de Cuba. Ela responde somente a critérios e a interesses do presidente norte-americano. Diria que é como parte de seu legado presidencial”, observa Corzo. Apesar de acreditar que o tema “direitos humanos” constará na agenda dos líderes cubano e norte-americano, o jornalista aposta em cautela do regime de Havana. “Talvez Obama aborde, em privado, a situação política de Cuba. No entanto, considero que eles serão muito cautelosos, pois já afirmaram, em mais de uma ocasião, que a aproximação com o governo de Cuba será um processo a longo prazo.”

Leia mais aqui


Fonte: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...