quarta-feira, 23 de março de 2016

Lava-Jato não fecha acordo de delação da Odebrecht, mas analisará caso


No mesmo dia em que foi alvo de uma fase da Operação Lava-Jato, a maior empreiteira do país admitiu ter cometido irregularidades e anunciou que decidiu fazer uma “colaboração definitiva” com os investigadores. A Odebrecht pretende concluir tratativas de acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e de delação premiada com seus executivos e acionistas, como o presidente afastado do grupo, Marcelo Odebrecht. Em comunicado, a empresa diz que não tem “responsabilidade dominante” sobre os fatos apurados no caso, “que revela, na verdade, a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país”

Entretanto, a Odebrecht “identificou a necessidade de implantar melhorias em suas práticas”. “Vamos, também, adotar novas práticas de relacionamento com a esfera pública.” A força-tarefa da Lava-Jato no Paraná não fechou o acordo, mas analisará a possibilidade, embora com reservas. “Qualquer acordo, neste momento, será restrito às pessoas que vieram antes e cuja colaboração se revelar mais importante ao interesse público”, disse em nota. Se Marcelo, condenado a 19 anos de cadeia e preso desde junho de 2015, e demais executivos mencionarem políticos com foro privilegiado, o pacto será acertado com a Procuadoria-Geral da República (PGR), em Brasília.

Obras executadas pela empreiteira em várias partes do Brasil são suspeitas de serem tocadas à base de pagamentos para agentes federais, estaduais e municipais. Essa é uma das conclusões da Polícia Federal e do Ministério Público, que ontem deflagraram a 26ª fase da Operação Lava-Jato, com 380 policiais cumprindo 110 ordens judiciais expedidas pelo juiz Sérgio Moro. O estádio do Corinthians, o Itaquerão, construído para abrir a Copa do Mundo de 2014, e a linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, são algumas das obras colocadas sob a lupa dos investigadores.

Fonte: EM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...