segunda-feira, 21 de março de 2016

Visita de Obama em Cuba é marcado por repressão a dissidentes

HAVANA - O primeiro dia da histórica visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Cuba, apregoada como um novo começo da relação entre os dois países, foi marcada por velhos problemas. Cinco horas antes de o Air Force One pousar no aeroporto de Havana, manifestantes contra o regime dos Castro eram detidos durante uma manifestação pacífica. A atuação do governo cubano joga ainda mais pressão para o líder americano, que está sendo compelido a tratar de forma mais veemente a questão dos direitos humanos e da liberdade na ilha.

Cerca de cinco horas antes da chegada de Obama, no entanto, o governo cubano prendeu manifestantes que protestavam contra o regime castrista. Cerca de 50 ativistas do Damas de Branco, grupo de senhoras que se manifestam por liberdade a cada domingo após uma missa, junto com aproximadamente 20 homens de outros grupos pró-liberdade, foram detidos. No fim de seu protesto silencioso, as Damas se depararam com centenas de simpatizantes aos gritos de “Fidel!, Fidel!” e com a polícia. Após a detenção de todas as dissidentes presentes no local, a confusão terminou em um grande show de salsa.

— Estão nos prendendo porque estamos em uma ditadura. Estão nos batendo e nos prendendo há mais de 40 semanas — gritou uma manifestante enquanto era carregada por policiais femininas.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...