terça-feira, 26 de julho de 2016

CRISE. Leilão de imóveis por inadimplência sextuplica no Paraná

Os efeitos da crise econômica contribuíram para elevar em mais de seis vezes o número de imóveis levados a leilão nos últimos quatro anos, no Paraná.

Dados da Associação Nacional dos Mutuários (ANM/PR) apontam que no primeiro semestre de 2016 a média mensal de imóveis leiloados devido à falta de pagamento das prestações do financiamento foi de 154 unidades, contra as 25 registradas em 2013. Em relação a 2015, quando a média mensal era de 116 imóveis, o crescimento foi de quase 33%.

No acumulado do ano, até junho, 925 imóveis foram levados a leilão no estado. O volume corresponde a 66% do total registrado durante todo o ano de 2015, quando 1.395 unidades foram leiloadas.

“A alta do desemprego e a perda de renda pelas famílias [reflexos diretos da crise] estão entre os principais fatores que tem levado ao aumento da inadimplência”, aponta Luiz Alberto Copetti, presidente da ANM/PR.

Outro ponto que também contribuiu para estes resultados, segundo ele, foi a facilidade para a obtenção do crédito imobiliário registrada nos últimos anos, o que fez com que muitas pessoas dessem “o pulo maior do que a perna” e não tomassem as devidas precauções em relação a ele.

“Muita gente não se dá conta de que com três prestações consecutivas em atraso o banco pode retomar o imóvel, de acordo com as regras da alienação fiduciária, e que esta retomada é muito rápida”, acrescenta o presidente.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...