segunda-feira, 16 de junho de 2014

Juan Manuel Santos é reeleito na Colômbia. Para alegria das Farcs e dos Comunistas do mundo inteiro!


"Juan Manuel Santos foi reeleito presidente da Colômbia neste domingo (15). O candidato venceu o ex-ministro Óscar Iván Zuluaga no segundo turno das eleições presidenciais. Com a benção de seu padrinho político, o ex-presidente Álvaro Uribe, Juan Manuel Santos, 62, foi eleito pela primeira vez como presidente da Colômbia, em 2010, com quase 70% dos votos dos colombianos. Nos quatro anos de seu mandato, transformou-se num outro político.

Caminhou da centro-direita para o centro, suavizou posições sobre segurança que antes havia defendido como ministro da Defesa e aproximou-se de um discurso mais liberal do ponto de vista das liberdades civis.

Também estabeleceu novas relações com a Venezuela, voltando a dialogar com o chavismo e evitando opinar sobre o processo interno do país vizinho. Fez, ainda, as pazes com o Equador, país que se considerava insultado pelo fato de a Colômbia ter invadido seu território, em 2008, para prender aí o líder guerrilheiro Raúl Reyes."

Fonte: Gazeta do Povo

Números

"O presidente colombiano Juan Manuel Santos conseguiu se reeleger no segundo turno com 50,94% dos votos, com 99,92% das urnas apuradas. O líder conquistou 7.803.115 votos enquanto seu adversário, Óscar Iván Zuluaga, recebeu 6.903.813, cerca de 45% do total, segundo o órgão que organiza as eleições no país.

Ao todo, 619.362 pessoas (4,03%) votaram nulo. O voto não é obrigatório no país, e apenas 47% dos eleitores habilitados compareceram às urnas. Mais de 32,9 milhões de votos eram esperados; foram registrados 15,7 milhões.

Em Bogotá, os partidários de Santos saíram às ruas em caravanas de carros para comemorar o resultado."

Fonte: G1

Corrupção

"O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe (2002-2010), líder do movimento Centro Democrático, acusou o líder Juan Manuel Santos de ter sido neste domingo reeleito nas urnas com a compra em massa de votos e a coação das Farc aos eleitores.

"O governo Santos impulsionou a maior corrupção da história caracterizada por abuso de poder, compra de votos, oferta de dinheiro", disse Uribe, agora senador eleito, acrescentando que, além disso, a guerrilha e grupos criminosos intimidaram os cidadãos para votar a favor do presidente.

Além disso, o ex-mandatário denunciou que tinham acontecido durante a campanha "ameaças de massacres e intimidações por parte de grupos terroristas como as Farc e as grupos criminosos aos eleitores de (Óscar Iván) Zuluaga", o candidato uribista, e acusou Santos de ter permitido esses fatos."

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...