segunda-feira, 16 de junho de 2014

Vereador Nivaldo Maciel Araújo, o Norte de Minas deve muito a ele!


No tempo que a Política não era apenas a busca pela permanência do Poder. No tempo em que ser Político era doar seus serviços e préstimos para uma melhor organização da Sociedade, onde os políticos dormiam e acordavam pensando em fazer seu melhor para seus concidadãos. Neste tempo, a cidade de Montes Claros viveu a sorte de ter entre seus filhos um dinâmico senhor que elevou o nome da sua cidade e de seus moradores para pontos altos de reconhecimentos. Levou ao conhecimento pelo Brasil daquilo que tinha de melhor aqui nas redondezas da região nortemineira havia. 

No meio político, permeado de cultura, o Sr. Nivaldo Maciel fez mais para o Norte de Minas que inúmeros Prefeitos e Vereadores juntos. Abaixo nesta postagem, fiz um conjunto de seus feitos como Homem da Música, da Política e da Decência. Aos Vereadores de Montes Claros e do Norte de Minas que hoje sentam em suas cadeiras para venderem suas falas, aprendam com Nivaldo Maciel que fez história e poucos são lembrados como ele. Penso que não temos Vereadores com 'V' maiúsculos, temos bonecos que se posicionam em alas distintas e juntos atuam contra o povo. Não se conhece grandes feitos por parte de algumas dezenas de vereadores de Montes Claros.

"Cantor garantiu, junto ao presidente Costa e Silva, o asfaltamento da BR-135

Ele entrou para a história da cidade por ter conseguido, junto ao então presidente Artur da Costa e Silva, durante uma apresentação no Palácio do Planalto, em Brasília, nos anos 1960, a pavimentação da BR-135, que liga Montes Claros a Belo Horizonte.

Durante o show do Grupo de Seresta João Chaves para o presidente, Nivaldo Maciel improvisou, em uma das músicas, e pediu o asfaltamento da estrada. Costa e Silva solicitou, então, ao diretor do grupo, Hermes de Paula, que mostrasse no mapa qual era a rodovia. Sua esposa, Iolanda Costa e Silva, reforçou o pedido, e a obra foi iniciada.

Um dos maiores fãs do seresteiro era o presidente Juscelino Kubitschek, que esteve várias vezes em Montes Claros para participar de rodas de serestas." Fonte: Jusbrasil



"Considerado um dos ícones da história cultural de Montes Claros, a vida do político e seresteiro Nivaldo Maciel Araújo, popularmente conhecido pelo seu famoso “aboio de vaqueiro sertanejo”

Seresteiro, cantador e radialista. É destacada também a sua paixão pela viola sertaneja e os aboios dos vaqueiros guiando gado no sertão. “Nivaldo Maciel participou da criação do grupo de serestas João Chaves, que ganhou notoriedade em suas apresentações, levando as tradições musicais de Montes Claros a se tornarem referência no País”"

"Nivaldo Maciel Araújo, de origem rural, nasceu em Montes Claros em 1920 e faleceu em 2009, aos 89 anos de idade. Foi político, seresteiro e cantador. Através da música tornou-se conhecido popularmente por seu inconfundível “aboio” e se destacou em vida como uma das personagens mais importantes para a cultura montes-clarense, através de participação nas tradicionais cavalhadas, grupos de música e festas agropecuárias."

"Como ex-vereador, notabilizou-se pelo legado à educação, através da implantação de escolas municipais nos diversos distritos do município." Fonte: Unimontes




"Encantado, JK participou da seresta, cantando com o grupo, Peixe Vivo e Amo-te Muito, do nosso inesquecível poeta e seresteiro João Chaves. Juscelino gostava muito de seresta e teceu os melhores elogios ao grupo “João Chaves”, que era famoso em todo país, pois foi através dele que nós conseguimos asfalto para a região. O grupo de seresta também funcionava como verdadeiro embaixador da nossa terra. As nossas estradas eram de terra batida, inclusive a Montes Claros – BH. Numa apresentação em Brasília, nosso seresteiro-mor, Nivaldo Maciel, fez, em versos o pedido de asfalto para a nossa terra ao ministro dos Transportes, Mário Andreazza e ao presidente Costa e Silva. Graças ao grupo e ao impressionante vozeirão de Nivaldo, a BR 135 foi finalmente asfaltada." Fonte: Instituto Histórico

Vídeos:

Amo-te Muito, de João Chaves - Solo: Nivaldo Maciel - Coro: Maria 




Aboio Nivaldo Maciel

"Aboio, canto plangente que o boiadeiro ou vaqueiro entoa para tanger o gado nas estradas do sertão do Norte de Minas. O aboiador neste vídeo é Nivaldo Maciel, do Grupo de Serestas João Chaves, de Montes Claros, MG. Está no álbum de serestas Eterna Lembrança. Aboio é um canto típico do Nordeste brasileiro, comum também no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Consiste em um canto sem palavras cantado pelos vaqueiros quando conduzem o gado pelas pastagens ou para o curral."





Lua Branca, de Chiquinha Gonzaga. Gravação de Nivaldo Maciel




Ave Maria (Marieta Neto) - Nivaldo Maciel e Clarice Maciel 



O Sr. Nivaldo Maciel, uma pessoa que ouvi por muitos dias de minha infância ao falar na Rádio. Cheguei a vender jornal para ele quando ele passava na Banca Quarteirão do Povo, onde cheguei a perguntar algumas coisas sobre a música aboio. Deixou um grande legado para a Cultura e para a Política. Que o Norte de Minas não o esqueça, que o Norte de Minas aprenda com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...