terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Economia. O que nos aguarda e o que deve ser feito

Dilma Rousseff passou toda a sua campanha à reeleição demonizando banqueiros, dizendo que eles literalmente iriam roubar a comida do prato dos pobres caso estivessem no comando da economia. 
Inicialmente, o alvo favorito de Dilma foi Marina Silva, cuja coordenadora da campanha, Maria Alice Setubal — mais conhecida como Neca Setubal —, era herdeira do Itaú. 
121075.jpeg
Joaquim Levy: ele sabe cortar gastos, mas também sabe elevar impostos

Depois, já no segundo turno, o alvo passou a ser Aécio Neves e seu eventual Ministro da Fazenda, Armínio Fraga, que foi tratado como um moleque de recados do mercado financeiro e acusado de gostar juros altos com o único objetivo de fazer a alegria dos banqueiros.

Porém, tão logo as urnas sacramentaram sua vitória apertada, Dilma deixou a retórica de lado e foi se ajoelhar perante o todo-poderoso presidente do conselho de administração do Bradesco, Lázaro Brandão — a quem carinhosamente chama de "Seu Brandão" —, pedindo que ele liberasse um de seus melhores funcionários, ninguém menos que o atual presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, para ser seu futuro Ministro da Fazenda.

Após a recusa de Trabuco, Dilma seguiu ajoelhada e implorou por outro manda-chuva do Bradesco: Joaquim Levy, diretor superintendente do Bradesco Asset Management, braço dos fundos de investimento do banco.  Levy aceitou.

O curioso é que Neca Setúbal nem sequer é banqueira; é apenas uma herdeira.  Ela não trabalha com bancos; é educadora.  Já Lázaro Brandão, Trabuco e Joaquim Levy são banqueiros no sentido mais clássico do termo.

Uma conclusão: para Dilma, banqueiros maus só os do Itaú.  Os do Bradesco aparentemente são dotados de alguma sensibilidade social.

Uma ironia: economista com doutorado pela Universidade de Chicago e detentor de inquestionáveis credenciais ortodoxas — é conhecido como Joaquim Mãos de Tesoura, pois por onde passou cortou gastos e trancou os cofres —, Joaquim Levy não apenas é um grande amigo de Armínio Fraga, como também foi seu aluno e deu conselhos econômicos para a campanha de Aécio.

Ou seja, após dizer que se Marina Silva ganhasse as eleições os banqueiros do Itaú comandariam a economia, e que se Aécio ganhasse as eleições Armínio Fraga comandaria a economia ajoelhado perante o mercado financeiro, Dilma ganhou as eleições e quem vai comandar a economia é um Chicago boy do Bradesco, que foi aluno de Armínio e que deu conselhos para a equipe econômica de Aécio.

Leia o restante aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...