terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Fé e Política, relembrando BXVI. Papa agradece pela queda de regimes opressores no Leste Europeu

O papa Bento XVI agradeceu a Deus neste sábado pela libertação dos países do Leste Europeu do poder de regimes opressores da era comunista, em um discurso pronunciado em sua chegada à República Tcheca para uma visita de três dias, constatou a AFP.

"Uno-me a vocês e seus vizinhos dando graças pela sua libertação desses regimes opressores", declarou o Papa no aeroporto de Praga.

"Se a queda do Muro de Berlim marcou uma guinada decisiva na história mundial, foi ainda mais decisiva para os países da Europa Central e do Leste, permitindo-lhes ocupar o seu lugar correspondente no concerto das nações na qualidade de atores soberanos", acrescentou.

Bento XVI realiza a sua segunda viagem a um país do Leste Europeu e sua única visita à região neste ano do vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim.

Esta viagem é mais simbólica devido ao fato de Bento XVI ser o sucessor de João Paulo II, o papa polonês que contribuiu para a queda do Muro e advento da democracia ao estilo ocidental nos países do bloco soviético.

Pouco depois de sua chegada, o Sumo Pontífice deverá se dirigir à igreja de Nossa Senhora da Vitória, que abriga a famosa imagem do "Menino Jesus de Praga", venerada desde o século XVII.

Depois percorrerá as ruas do centro histórico da "cidade das cem torres" a bordo de seu papa-móvel.

Em seguida deverá se reunir com o presidente tcheco Vaclav Klaus e com outros representantes da vida política, além de membros do corpo diplomático.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...