quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Casa da Juventude de Goiânia motiva participação dos jovens no processo político


No mês de outubro próximo serão realizadas as eleições municipais em seu primeiro turno. A Casa da Juventude e a rede de proteção “A Juventude Quer Viver” realizam uma série de atividades com o objetivo de propor políticas públicas para a juventude nas prioridades dos governos das cidades, principalmente em Goiânia. Nesse processo, além de propor políticas favoráveis aos/às jovens, é preciso envolvê-los/as como protagonistas dessa ação.

Na perspectiva de envolvimento é que foi realizado o Seminário “Direitos e Políticas Públicas”, no qual a juventude teve a oportunidade de se familiarizar um pouco mais com as políticas específicas, tanto em nível regional e municipal, a partir das informações do educador da CAJU, Lourival Rodrigues, como das políticas em nível nacional, como foi apresentado pela Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, presente no evento.

Como continuidade do processo, os/as adolescentes e jovens foram incentivados a elaborar perguntas que desejassem fazer para os aspirantes ao cargo de prefeito/a de Goiânia. Foram dezenas de questionamentos, a partir de temas como educação, saúde, lazer etc. E as perguntas foram encaminhadas para o Debate dos Candidatos a Prefeito/a de Goiânia. O debate localiza-se como marco do desejo de que o tema seja prioridade na campanha que ainda continua e que os desejos da juventude sejam considerados.

Propostas para os candidatos

Ainda no processo de pautar as políticas de juventude, foi apresentada uma carta com as propostas para os candidatos. Das propostas gerais apresentadas, podem ser destacadas: a criação da Secretaria Municipal de Juventude, uma Rede de Proteção dos Direitos da Juventude e o Conselho de Juventude. Além disso, é proposta a construção de um “Participatório” de Juventude, que escute a opinião dos/as jovens e monitore o desenvolvimento das políticas públicas.

Sobre políticas mais específicas para jovens, podem ser destacadas: criação de serviços específicos na área da Saúde de jovens, especialmente de jovens mulheres; oferta de formação em diretos humanos a jovens educadores/as; ampliação de programas de esportes e lazer; criação de espaços culturais públicos e descentralizados e potencialização dos movimentos culturais; reestruturação do sistema de transporte coletivo e passe livre para jovens; entre outras.

A carta foi escrita a partir das discussões realizadas com os grupos juvenis envolvidos no processo e a partir do projeto de lei do Estatuto da Juventude. Assinam o documento as instituições e os movimentos participantes da Rede “A Juventude Quer Viver”, que reúne instituições sociais, pastorais, estudantis e de direitos humanos comprometidas com a defesa da vida de jovens. O texto completo da carta das propostas está disponível na página da Casa da Juventude na Internet.

Fonte: jovensconectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...