quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Padre Luismar Rodrigues: Cristão com consciência política

Padre Luismar
Ser cristão no mundo é cultivar uma fé, que nos ensina que todos somos irmãos e irmãs, que temos os mesmos direitos e deveres, que temos dignidade, porque Deus habita em cada um de nós. Celebrar o Grito dos excluídos é uma ótima oportunidade para todos nós que queremos exercer nossa cidadania, e esperamos justiça dessa “demo-cracia” que vivemos. 

Mas também cultivar uma esperança, que nos faz esperar um mundo mais justo e mais fraterno, onde todos os pobres tenham condições de viver de forma digna. É acreditar que é possível termos uma educação de qualidade, que ofereça uma formação acadêmica, não somente para as classes abastadas, mas também para a imensa maioria de nossos jovens que vem da rede pública. 

É esperar que um dia tenhamos uma estrutura de saúde de qualidade para todos, e que não negligencie o atendimento para quem realmente precisa. Mas uma esperança que não nos faz cruzar os braços, nos deixando levar por uma falsa e hipócrita mentalidade que nos mostra que já estamos salvos, muito pelo contrário, A esperança fundamental nos faz envolver, lutar, construir, mas também destruir estruturas injustas que não mais correspondem aos anseios do povo. 

Ser cristão também exige uma construção de uma consciência política que nos faz evitar toda neutralidade, com medo ou receio de assumir posições ou tomar partido. O nosso cenário politico atual apresenta opiniões como se fossem fatos, omitem informações, inventam situações, distorcem outras, invertem a ordem de eventos, mostrando o que é consequência como se fosse causa e vice-versa, manipulam votações para oferecer uma pseudo satisfação para o povo. Diante disso tudo, urge-nos manifestar a nossa indignação diante desse cenário político que nos trata como massa, incapazes de pensar por conta própria. Por isso, temos que está no mundo estabelecendo relações, e nos esforçar para fazer desse mundo o projeto das ações que visam transformar esse lugar em algo mais habitável, não somente para alguns, mas para todos. 

Pe. Luismar Rodrigues

Fonte: Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...