quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Papa Francisco: "O Governante deve amar o seu povo"


Segundo o Papa Francisco, aquele que governa “deve amar o seu povo” e o Povo desta forma, também deve rezar por seus governantes. O Papa citou o Rei Davi como exemplo de soberano que “amava o seu povo”, a tal ponto que , após o pecado do censo, pede a Deus para puni-lo e para salvar o povo.

Não é possível governar sem amor pelo povo e sem humildade! – continuou Francisco -. E cada homem, cada mulher que tem que tomar posse de um serviço de governo, deve fazer-se estas duas perguntas: eu amo o meu povo, para melhor servi-lo? Sou humilde e escuto os demais, os diferentes pontos de vista, para escolher o melhor caminho? “.

O Santo Padre também alertou para não ceder à falta de interesse pela política, na qual todos nós estamos envolvidos de muitas formas. De fato, cada um, é, de certa forma, responsável pela conduta dos governantes e deve “dar o melhor si para que eles governem bem”.

A Doutrina Social da Igreja, recordou o Papa, destaca que “a política é uma das formas mais altas de caridade, porque é servir o bem comum”, portanto nenhum cidadão pode permitir-se “lavar-se as mãos” e cada um deve fazer algo segundo as suas possibilidades.

Fonte: Zenit

Nota do Blog
Na verdade, a política sem amor é uma ofensa. Ofensa no sentido maligno da palavra. Aquele que governa sem amor, está cheio de interesse egoístico e sem inquietações de paz e desenvolvimento. Não fará obras boas, porquê seu coração anseia por maldades.

Não decidir pelo Bem é o mesmo que não Amar

As mais belas conduções feitas na história da humanidade são exatamente aquelas cujo Amor foi o cerne e o objetivo. Quando o Amor está inserido no princípio o no fim de cada situação, tem-se o mais puro ganho, um ganho verdadeiramente social em que todos saem ganhando.

Não possuem nenhum tipo de amor estas administrações em que pousam como preocupadas com o social. Fazer um bem social sem amar a quem vai ser destinado o bem, nunca será um verdadeiro bem. Muitas vezes a palavra 'amor' soa como uma utopia, um sonho irrealizável, um verbo pertencente ao mundo das idéias, uma palavra bonita e impraticável... Porém este soar é conduzido pelos pecados e mentiras postos neste mar de lágrimas, o qual devemos todos renunciar. Mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...