quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Padre Paulo Ricardo. Crise econômica e vida espiritual


'"HAEC ENIM OMNIA GENTES INQUIRUNT – Os pagãos é que vivem procurando todas essas coisas", diz Jesus, sobre as constantes preocupações dos homens com as coisas materiais. "Portanto, não vivais preocupados, dizendo: 'Que vamos comer? Que vamos beber? Como nos vamos vestir?' (...) Vosso Pai que está nos céus sabe que precisais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo" (Mt 6, 31-33).

Esta aula pretende ser uma direção espiritual a todos os brasileiros, afetados pela crise econômica que tem gerado desemprego e arrochado a renda familiar. Mais do que oferecer uma solução para os problemas da economia, a intenção desta aula é ajudar as famílias a enfrentar de modo cristão as dificuldades inerentes a esta vida terrena.

Deve-se começar por dizer que os bens materiais são as maiores fontes de disputas e desavenças entre os homens, já que não podem ser possuídos ao mesmo tempo por muitos. A propriedade de um é simultaneamente a necessidade de outro e, quando se transfere algo a alguém, é inevitável que se perca aquilo que se doa. Os bens espirituais, ao contrário, quanto mais se dão, mais se ganham. Quem dá Deus a outrem, enriquece-se; quem, ao contrário, deseja a condenação eterna a alguém, é o primeiro a perder a graça divina. É o que ensina Santo Tomás de Aquino, quando resume que "os bens espirituais podem ser possuídos ao mesmo tempo por muitos, não, porém, os bens corporais" [1].'




Fonte: https://padrepauloricardo.org/episodios/crise-economica-e-vida-espiritual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...