segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Papa Francisco em Cuba. Os dissidentes não receberam a visita nem atenção de Bergoglio, mas Fidel foi visitado e recebeu um aperto de mão.

Papa visita Fidel

Entendo que o Bergoglio enquanto Papa e enquanto fiel aos votos, deveria ele se encontrar primeiramente com as ovelhas feridas e carregá-las nos braços. Deveria ele morrer por elas. Penso eu, acreditando que não é desrespeito pensar assim, que Bergoglio deveria falar uma mínima palavra contra os maus tratos cometidos por Fidel, tratos desumanos que ele cometeu e ainda comete contra os filhos de Deus e contra a Igreja, ou não se sabe que a Igreja em Cuba não teve sua liberdade durante estes 50 anos. 

Penso eu que esta visita deveria ser dirigida claramente e a público, para que se mudasse a forma de tratamento dada ao povo cubano. Talvez o Papa não saiba que na praça São Pedro, quase todas as nações são representadas por peregrinos, porém nunca se vê bandeira ou povo da nação cubana. Não somente na praça de São Pedro, mas não se vê cubanos transitando pelo mundo, não se vê turistas cubanos, não se vê pesquisadores, não se vê intercâmbio, não se vê diplomatas, não se vê estudantes, não se vê visitantes, não se vê refugiados... isto e outros são pontos que não é necessário falar que Cuba é um presídio. 
Sem visita
E assim sendo, há quem está preso, há quem os prende. No entanto, o papa preferiu visitar quem tem as chave das cadeias, quem vive bem, quem rir  dos maus tratos, quem tem sustentando a morte dos inocentes. Penso que Bergoglio deveria visitar os doentes como diz o Evangelho: "Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim". (Mt 25,34-37)

Francisco foi o nome escolhido por Bergoglio para sinalizar seu pontificado em favor dos pobres. O Mundo sabe que Fidel não é pobre e nem católico, e muito menos uma pessoa Justa. Os pobres ficaram de lado nesta visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...