terça-feira, 17 de março de 2015

A um dia de eleição, Israel tem disputa acirrada entre Netanyahu e Herzog


As últimas pesquisas divulgadas antes das eleições desta terça-feira (17/03) demonstram que os votos dos eleitores israelenses se dividirão entre 11 partidos médios e pequenos e que, após a revelação dos resultados, provavelmente não se saberá quem será o próximo primeiro-ministro do país.

Os dois principais candidatos do pleito, o trabalhista Itzhak Herzog e o direitista Benjamin Netanyahu, aparecem com 20,8% e 17,5% das preferências, respectivamente. Como terceira força política das eleições em Israel, desponta, com 10,8% dos votos, a coligação árabe-judaica, que, pela primeira vez, agrupou em uma legenda só todos os partidos árabes, além de grupos esquerdistas que incluem cidadãos judeus.

O partido Likud, liderado pelo atual premiê, Benjamin Netanyahu, no poder desde 2009, contaria com apenas 21 das 120 cadeiras no Knesset, o Parlamento israelense. Para compor uma coligação governamental Netanyahu precisa do apoio de pelo menos 61 deputados.

Já para o Campo Sionista, coligação de centro-esquerda liderada pelo líder do Partido Trabalhista, Itzhak Herzog, as pesquisas preveem 25 cadeiras. Esta vantagem poderia garantir a Herzog a prioridade para tentar formar uma coalizão governamental e buscar o apoio de pelo menos 36 deputados para obter uma base parlamentar.

Leia mais aqui

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...