terça-feira, 10 de maio de 2016

Montes Claros. Vereadores votam pedido de licença do prefeito Ruy


Na manhã desta terça-feira (10/5) os vereadores apreciaram, na Reunião Ordinária, o pedido de vacância do cargo de prefeito de Montes Claros apresentado pela professora da rede municipal de ensino, Iara Pimentel, e também o pedido de licença de 60 dias solicitado pelo próprio prefeito Ruy Muniz. Além disso, a sessão tinha em pauta dois projetos do Executivo (P.L. nº 33/2016 e P.L. nº 34/2016) para serem analisados, mas esta votação foi suspensa.

O pedido de vacância foi apresentado na última sexta-feira (6) pela professora Iara, filiada ao PT, sob a justificativa de que o gestor municipal está detido há mais de 20 dias, impossibilitando-o de exercer a função de chefe do Executivo. Ainda no pedido, a servidora pública solicitou a instalação de CLI Processante para cassar o mandato do atual prefeito, visto que o mesmo é acusado de irregularidades na administração pública municipal.

Após a correspondência ser lida pelo secretário da Casa, vereador Cláudio Prates (PTB), foi franqueada aos parlamentares a discussão de ambos os pedidos separadamente. Ao final do debate, os requerimentos foram rejeitados por maioria simples.



Em seguida, foi apreciado o pedido de licença do cargo de prefeito solicitado por Ruy Muniz (PSB). O presidente da Câmara, vereador Marcos Nem (PSD), foi questionado por alguns parlamentares tanto sobre a validade do requerimento quanto sobre o seu conteúdo, uma vez que o mesmo encontra-se impossibilitado de despachar documentos oficiais. Marcos, por sua vez afirmou que o pedido era legal e estava em conformidade com o regimento interno da Câmara Municipal.

Com o requerimento aprovado, o vice-prefeito José Vicente de Medeiros (PMDB) será convocado para tomar posse como chefe do Executivo. O vice terá até 10 dias, contados a partir do momento da convocação para aceitar o cargo e ocupará por um prazo de 60 dias, conforme consta na demanda aprovada pelos vereadores.


Entenda o caso

O prefeito Ruy Muniz foi detido preventivamente no dia 18 de abril, acusado de prejudicar o funcionamento dos hospitais públicos da cidade, e com isso favorecer ao hospital privado de uma rede educacional gerida por sua família. Foi presa também a secretária de Saúde, Ana Paula Nascimento. A decisão foi expedida pelo desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, em Brasília/DF. O chefe do Executivo está recolhido no presídio regional de Montes Claros.

Fonte: CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...