quarta-feira, 11 de maio de 2016

Renan pede serenidade e espírito público aos senadores que votarão impeachment


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL),  abriu a sessão que decidirá o futuro da presidente Dilma Rousseff pedindo serenidade e espírito público aos senadores no momento da votação do impeachment.

Segundo ele, os colegas devem deixar de lado disputas regionais e questões partidárias para responderem uma única questão: há indício de crime de responsabilidade praticado pela presidente que justifique a abertura de um processo e seu consequente afastamento?

— O povo lutou muito para conquistar o direito de eleger diretamente o presidente. E o Senado tem a prerrogativa constitucional de julgá-lo em caso de crime de responsabilidade. Se entenderem que sim, esta Casa é soberana, e o processo será aberto. Se entenderem que a denúncia é frágil, haverá o arquivamento da matéria — explicou.

O senador fez questão de lembrar que, desde 18 de abril, quando o pedido de impeachment veio da Câmara, nenhuma decisão tomada no âmbito do Senado foi judicializada, prova de que o rito foi equilibrado e justo.

— Fixamos um ritmo não tão célere, que suprimisse as prerrogativas de defesa da presidente, nem tão lento que parecesse procrastinação. Nenhuma discussão judicial contestou o que se fez aqui no senado — afirmou.

Renan Calheiros disse ainda que em nome de imparcialidade não vai votar.

— Fazemos um rito para que a discussão e decisão seja sóbria e rápida. É difícil garantir que seja uma decisão indolor, mas ao menos será uma decisão absolutamente republicana. E é isso que o Brasil espera - concluiu.

A reunião foi iniciada às 10h, com uma hora de atraso. Cada um dos 68 senadores inscritos terá o direito de falar por 15 minutos.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...