Ban Ki-moon. Foto: ONU/Eskinder Debebe |
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu a israelenses e palestinos que continuem engajados, de forma construtiva, nos esforços para a criação de dois Estados independentes.
O porta-voz de Ban, Stephane Dujarric, afirmou que o chefe da ONU discutiu o assunto, por telefone, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu e com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, durante o fim de semana.
Acordo de Paz
Dujarric disse que o motivo da ligação foi debater os esforços contínuos e tentar estender as negociações na direção de um acordo de paz final entre Israel e Palestina.
Os dois lados retomaram o diálogo em agosto do ano passado depois dos esforços feitos pelo secretário de Estado americano, John Kerry.
As negociações diretas entre israelenses e palestinos foram interrompidas em setembro de 2010, depois que o governo de Tel Aviv se recusou a prorrogar o congelamento das construções de novos assentamentos em territórios palestinos.
Nas conversas separadas com Netanyahu e com Abbas, Ban expressou também esperança de que os dois líderes possam aproveitar a abertura criada pelos esforços americanos e encontrem uma forma de alcançar a solução de dois Estados.
Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/04/onu-quer-que-israelenses-e-palestinos-mantenham-conversacoes-de-paz/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter#.U0xGEqinxhk
Nenhum comentário:
Postar um comentário