quinta-feira, 24 de abril de 2014

Relembrando. Senadora socialista se converte e deixa política por leis que "chocam-se com ética cristã"

BARCELONA, 29 Nov. 07 / 09:32 pm (ACI/Europa Press).- A senadora socialista por Barcelona Mercedes Aroz comunicou sua retirada da política ao finalizar a legislatura por discrepâncias com a direção do PSOE como resultado da aprovação de leis como o matrimônio homossexual, que a seu julgamento "chocam frontalmente com a ética cristã".

Em declarações a Europa Press, Aroz explicou que comunicou sua decisão ao Partido Socialista da Catalunha (PSC), no qual seguirá militando. Mesmo assim, deixará sua cadeira, que ocupa com o maior número de votos da história do Senado (1.602.225 na última legislatura, 53,67 por cento).

Aroz –que foi co-fundadora do PSC– anunciou sua "conversão" ao cristianismo, depois de várias décadas de ideologia marxista, em um processo de transformação pessoal que durou "vários anos" e que culminou em seu "plena integração como membro da Igreja Católica".



"Meu atual compromisso cristão me levou a discrepar com determinadas leis do Governo que chocam frontalmente com a ética cristã, como a regulação dada à união homossexual ou a investigação com embriões, e que em consciência não pude apoiar. Em conseqüência se impunha a decisão que tomei", afirmou.

"Quis fazer pública minha conversão para destacar a convicção da Igreja Católica de que o cristianismo tem muito que dizer aos homens e mulheres de nosso tempo, porque há algo mais que a razão e a ciência. Através da fé cristã se alcança a compreender plenamente a própria identidade como ser humano e o sentido da vida", indicou.

Segundo Aroz, "a liberdade religiosa reclama o respeito e um reconhecimento positivo do fato religioso, frente a uma tentativa de impor o laicismo" por parte do Estado, de uma vez que reclama a este que ponha as bases para facilitar "a educação religiosa na escola".

Aroz põe fim assim a uma longa etapa de militância ativa ao longo de 32 anos no partido socialista, no que exerceu numerosas responsabilidades orgânicas e públicas, entre elas e durante 21 anos, a de deputada e senadora no Parlamento espanhol.

A ainda senadora foi co-fundadora do PSC no ano 1978, da Federação Catalã do PSOE e como membro da comissão que elaborou as bases da unidade dos três partidos socialistas catalães existentes naquele momento: PSOE, PSC (C) e PSC (R).

Filiou-se ao PSOE em 1976, proveniente da Liga Comunista Revolucionária, e no PSC formou parte de sua direção política durante 18 anos, assim como do Comitê Federal do PSOE. Em 1986 foi escolhida deputada por Barcelona às Cortes.

Deputada no Congresso durante quatro legislaturas, foi porta-voz de Economia do Grupo Socialista, e anexa à Secretaria Geral na Direção presidida pelo Felipe González e Joaquín Almunia como porta-voz, e posteriormente como presidente.

Senadora eleita por Barcelona nas duas últimas legislaturas pela coalizão Entesa Catalã do Progrés (PSC, ERC, ICV-EUiA), obteve 1.602.225 votos na última legislatura, 53,67 por cento. Na atualidade é a porta-voz de Economia e Orçamentos de seu grupo parlamentar.

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...