O Corpo de Cristo vive na Terra, onde há liberdade para organizar a conduta humana. A Política deve estar ordenada à Fé. EuPolítico: Combate, palavras, notícias, idéias e anúncio.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Hollande visita o Papa para se aproximar do eleitorado católico
François Hollande foi recebido nesta sexta-feira no Vaticano pelo Papa Francisco. É a primeira visita à Santa Sede feita pelo presidente francês, que tenta se congraçar com a hierarquia e o eleitorado católico, muito descontentes com os socialistas depois da aprovação da lei do casamento gay em 2013 e a liberalização do direito ao aborto, debatida nesta mesma semana no Parlamento.
O presidente antecipava que falará com Jorge Bergoglio exclusivamente sobre dois assuntos: a guerra da Síria —"o Papa pode representar um papel crucial de mediador", disse— e a Conferência do Clima, que acontecerá na França em 2015.
A visita ocorre em um momento político delicado para Hollande e o Partido Socialista, a três meses das eleições autárquicas e a cinco das europeias. O Papa deu seu apoio às manifestações que os católicos franceses convocaram no dia 19 de janeiro para apoiar o projeto de lei lançado pelo ministro de Justiça espanhol, Alberto Ruiz-Gallardón, e se opor à liberalização da interrupção voluntária da gravidez impulsionada pela ministra de Igualdade de Hollande, Najat Vallaud-Belkacem.
A relação entre o Governo francês e a Igreja católica deteriorou-se muito no ano passado, quando os bispados organizaram massivos protestos contra o casamento gay, que geraram uma grande tensão social, graves incidentes e agressões isoladas, dúzias de detenções e orações fundamentalistas nas ruas.
Fonte: El País
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário