sexta-feira, 21 de março de 2014

O Socialista Putin ordena bloqueio de sites que criticam seu governo


Diversas operadoras de internet da Rússia receberam ordens governamentais para bloquear o acesso dos cidadãos a uma série de sites que criticam o presidente Vladimir Putin, o governo e suas recentes operações militares na Crimeia. Entre os atingidos estão líderes oposicionistas, como Alexei Navalny, e até mesmo celebridades, como o jogador de xadrez Garry Kasparov.

Os motivos para a interrupção nos acessos, segundo explica o site CNET, seria o fato de tais páginas incitarem ações ilegais ou estarem envolvidos em protestos públicos que “violam a ordem estabelecida”. As ordens são consideradas parte de um decreto governamental assinado em 2012, que sanciona o bloqueio de sites em território russo que tragam conteúdo ilegal ou ofensivo. A lei, porém, se relaciona à proteção do acesso infantil a conteúdo dessa natureza.

A ação vem sendo categorizada por órgãos internacionais como censura. A Electronic Freedom Foundation, por exemplo, acusou Putin e o governo russo de estarem violando a Declaração Universal de Direitos Humanos, além de estarem interferindo nos direitos dos cidadãos do país à liberdade de expressão e discurso.

Para a EFF, o bloqueio de sites informativos oposicionistas e páginas pessoais de celebridades que se opõem a Putin é bastante preocupante. 

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/internet/Russia-ordena-bloqueio-de-sites-que-criticam-o-governo-Putin/#ixzz2wE3Iasw0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...