O papa Bento XVI agradeceu a Deus neste sábado pela libertação dos países do Leste Europeu do poder de regimes opressores da era comunista, em um discurso pronunciado em sua chegada à República Tcheca para uma visita de três dias, constatou a AFP.
"Uno-me a vocês e seus vizinhos dando graças pela sua libertação desses regimes opressores", declarou o Papa no aeroporto de Praga.
"Se a queda do Muro de Berlim marcou uma guinada decisiva na história mundial, foi ainda mais decisiva para os países da Europa Central e do Leste, permitindo-lhes ocupar o seu lugar correspondente no concerto das nações na qualidade de atores soberanos", acrescentou.
Bento XVI realiza a sua segunda viagem a um país do Leste Europeu e sua única visita à região neste ano do vigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim.
Esta viagem é mais simbólica devido ao fato de Bento XVI ser o sucessor de João Paulo II, o papa polonês que contribuiu para a queda do Muro e advento da democracia ao estilo ocidental nos países do bloco soviético.
Pouco depois de sua chegada, o Sumo Pontífice deverá se dirigir à igreja de Nossa Senhora da Vitória, que abriga a famosa imagem do "Menino Jesus de Praga", venerada desde o século XVII.
Depois percorrerá as ruas do centro histórico da "cidade das cem torres" a bordo de seu papa-móvel.
Em seguida deverá se reunir com o presidente tcheco Vaclav Klaus e com outros representantes da vida política, além de membros do corpo diplomático.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário