O Corpo de Cristo vive na Terra, onde há liberdade para organizar a conduta humana. A Política deve estar ordenada à Fé. EuPolítico: Combate, palavras, notícias, idéias e anúncio.
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Saiba mais sobre o Parlamento Jovem de Minas. O que é? Como participar?
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento.
Desde 2004, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a PUC Minas – Coração Eucarístico, por intermédio da Escola do Legislativo e do Departamento de Ciências Sociais daquela universidade, realizam o projeto Parlamento Jovem. As seis primeiras edições foram restritas à Capital, mobilizando 42 escolas de Belo Horizonte e aproximadamente 800 estudantes do ensino universitário e do ensino médio. Foram encaminhadas 149 proposições para apreciação da ALMG.
A partir de 2010, o projeto foi estadualizado e ganhou a parceria das câmaras municipais mineiras. Nos municípios, as câmaras mobilizam escolas do ensino médio e superior, órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil, para viabilizar o projeto, formando assim uma extensa rede de educação legislativa em todo o Estado.
OBJETIVOS
Estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de Educação para a Cidadania.
Como é desenvolvido o Parlamento Jovem de Minas?
O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, e pela PUC Minas, por meio do Curso de Ciências Sociais. É realizado em duas etapas: uma municipal, que acontece nos municípios participantes, sob coordenação das Câmaras e uma etapa estadual, coordenada pela Assembleia Legislativa.
Quem pode participar do projeto?
Câmaras municipais convidadas pela ALMG, a partir de manifestação de interesse.
Como as câmaras podem participar?
O pré-requisito é que a câmara interessada já ofereça atividades de educação para cidadania ou esteja comprometida com um programa visando desenvolvê-las. A participação no projeto dependerá da disponibilidade de vagas, pois há um número limitado de participantes por edição. Confirmada a participação, a câmara já se prepara desde o ano anterior, acompanhando atividades em andamento e outras, de preparação, de que participa ativamente. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo.
Como posso inscrever minha escola?
O processo de seleção das escolas públicas e particulares interessadas em participar do PJ Minas é feito pelas câmaras municipais, parceiras da ALMG nesse projeto. As câmaras mobilizam outros parceiros e escolas de nível médio e superior da cidade. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo ou procure a câmara de sua cidade.
Quantos alunos e escolas podem participar da etapa municipal do PJ Minas?
Cabe a cada câmara municipal definir quantas escolas e estudantes poderá atender na etapa municipal. A Assembleia lembra que, para enriquecer as discussões e o debate de ideias, é importante que seja mantido, tanto quanto possível, o equilíbrio entre o número de escolas públicas e particulares convidadas.
Fonte: ALMG
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário