segunda-feira, 20 de julho de 2015

Moisés no Egito buscou a libertação do Povo conciliando Fé e Política


Quando Deus incomodou Moisés para libertar o povo cativo, deixou claro que ele (Moisés) iria fazer um verdadeiro combate político. Deus disse a Moisés:


"Vai, eu te envio ao faraó para tirar do Egito os israelitas, meu povo”". (Ex 3,10)

O que era o Faraó?
"O faraó era um governante com amplos poderes dentro do território egípcio. Graças aos poderes a ele investidos, poderia colocar a maioria da população sob o seu comando por meio do eficiente sistema de trabalho servil que organizava tal sociedade. Sendo o Estado o único proprietário de terras, o faraó era responsável pela condução das atividades agrícolas de toda nação. Além disso, também cabia a ele orientar quais seriam as obras públicas e demais construções a serem executadas pelos servos." Fonte: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/farao.htm

Sem largar a Fé, Moisés foi até o Faraó (governante Ditador) e exigiu dele que deixasse o Povo sofrido partir. Moisés respeitou a Lei vigente e as condutas do País, pediu uma reunião com os responsáveis e fez seu pedido em nome de Deus. Ele não se deteve em suas próprias limitações físicas e de idade, não teve medo do Poder do Ditador. 

O que movia Moisés era a ordem de Deus e o sofrimento do Povo que ele amava. Moisés soube conciliar Fé e Política, não se curvou às modas e 'novidades' do Mundo, antes seguiu a Deus e levou com muita luta à Liberdade ao Povo sofrido. Ele usou de TODOS os recursos: Diplomacia, reuniões, justiça, orações e MANIFESTAÇÕES públicas. 

Entre a multidão do povo cativo, Moisés ainda teve contra si os ingratos que dentro de seu domínio, queria acabar com o caminho de libertação e voltar à escravidão política, social e religiosa totalitária do Egito. Mas Deus não permitiu que Moisés se desse por vencido e o fez um grande líder. Moisés que começou chamando o povo para a libertação, tornou-se um novo governante, seguindo as leis de Deus, não se entregando a vontade da carne. Para isto, Moisés se retirava do Povo para se encontrar-se face a face com Deus. Com isto, deixou-nos um legado de como ser um governante e como ser um servo, ou seja, como viver juntos a Política e a Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...