ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS – COARLE
Não participem das obras estéreis das trevas; Pelo contrário denunciem tais obras (Ef 5, 11)
Nós representantes do Conselho Arquidiocesano de Leigos (as) da Arquidiocese de Montes Claros que temos uma história marcada pela constante busca por justiça, indignados com os acontecimentos que estamos vivenciando no quadro político de Montes Claros, de modo especial com certas ações do executivo municipal que imaginando ser a Prefeitura uma empresa privada, age como se esta cidade fosse, apenas, mais uma de suas propriedades.
Não admite o diálogo e nem abre espaço aos clamores dos diversos segmentos da sociedade. Os Conselhos Paritários e o Sindicato dos servidores sentem-se impotentes diante de tal situação, pois qualquer proposta ou sugestão sugerida por estas organizações são, simplesmente, desrespeitadas.
A falta de políticas públicas traz um grande sofrimento para o nosso povo, principalmente, para os mais pobres. Estarrecidos, assistimos hoje agressão do gestor com a saúde, especialmente, com o fechamento do pronto socorro do Hospital Haroldo Tourinho e a ameaça de fechamento da Santa Casa, único Hospital que faz o atendimento aos mais necessitados de toda região há mais de 100 anos. O gestor está retendo recursos do governo federal e estadual, que são verbas destinadas para a saúde e se recusa repassá-los à Santa Casa, instituição que sempre desenvolveu e tem desenvolvido um trabalho voltado para todos, principalmente aos mais pobres de nossa região. Por que, justamente agora que ele construiu seu próprio hospital, o Chefe do Executivo Municipal iniciou essa insana perseguição contra a Santa Casa? E se existem problemas nesta instituição, por que não buscar soluções através do diálogo e da transparência, sem a necessidade de reter verbas que o Governo Federal e Estadual têm repassado ao Município destinados à Saúde da população desta cidade e região?
A Câmara de Vereadores tem a função de legislar com responsabilidade e autonomia em favor da sociedade montesclarense. Porém, infelizmente, não é isso que acontece. Conhecidos vereadores da Câmara Municipal preferem ser coniventes com o Prefeito e este, por sua vez, aproveitando-se dessa conivência se sente muito à vontade para fazer valer seus interesses.
Com segurança, ainda podemos contar com aqueles que de fato exercem com responsabilidade e soberania a prática desse ofício.
É necessário, pois que tenhamos consciência do nosso dever de cristãos e cidadãos, buscando ser fermento na massa e trabalhar à luz do evangelho e em favor da justiça. Que tenhamos uma participação mais eficaz, sendo atuantes nas reuniões da Câmara, dando suporte aos vereadores, especialmente, àqueles que estão do lado do povo e, para finalizar, deixamos aqui um texto bíblico para reflexão.
“Ai de vocês doutores da lei e Fariseus hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados; por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e podridão! Assim também vocês; fora parecem justos diante dos outros, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e injustiça.” ( Mt 23, 27,28)
Celecina Rodrigues - atual presidente
Conselho Arquidiocesano de Leigos (Coarle)
desde 1987 a serviço da vida e da dignidade para todos
Fonte: Vocações Arquimoc
Nenhum comentário:
Postar um comentário