O lugar de Donald Trump como candidato do Partido Republicano às presidenciais está garantido, depois de ter conquistado as primárias do Indiana, nesta terça-feira. Ted Cruz, o principal rival do magnata nova-iorquino, afastou-se da corrida à Casa Branca. Do lado dos democratas, Bernie Sanders levou a melhor a Hillary Clinton.
"Foi a noite em que Trump acabou com os seus inimigos", começa por escrever o site Politico. O magnata tornou-se "na melhor possibilidade que o Partido Republicano tem de chegar à Casa Branca, apesar de uma facção nunca o encarar como seu líder legítimo".
Trump está agora muito perto de conseguir os 1237 delegados que precisa para ser nomeado sem ser contestado na grande convenção de Junho, depois de ter vencido no Indiana com 53,3% dos votos, contra os 36,6% de Ted Cruz e os 7,6% de John Kasich, que continua na corrida.
Ao fim de meses de uma campanha marcada pela troca de insultos entre os candidatos republicanos, face à desistência de Ted Cruz, Donald Trump deixou de lado as já habituais palavras azedas para elogiar o seu opositor: "Foi um adversário duro. Tem um futuro incrível pela frente." Trump mostrou ainda alguma empatia pela situação do senador do Texas, afirmando aos jornalistas que sabia bem como era duro perder. "Tem sido um dia inacreditável, e uma noite, e um ano. Nunca passei por nada assim", disse ainda o nova-iorquino sobre a sua vitória no Indiana.
Fonte: Publico
Nenhum comentário:
Postar um comentário