A sessão para a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados está marcada para as 16 horas de hoje (13), conforme ato assinado pelo presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora.
O parlamentar a ser eleito cumprirá, até fevereiro de 2017, o mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou na última quinta-feira (7) à Presidência da Casa.
Conforme o ato divulgado, serão admitidas candidaturas oriundas de qualquer bancada representada na Câmara e também candidaturas individuais. Elas poderão ser registradas até o meio-dia de hoje. Até o momento, são 14 candidaturas registradas. A ordem em que os nomes dos candidatos aparecerão na urna eletrônica será sorteada às 13 horas. Os deputados poderão retirar a candidatura até as 15 horas - uma hora antes do início da sessão. Cada candidato terá 10 minutos para fazer um discurso no Plenário apresentando as suas propostas. A ordem dos discursos será a mesma definida no sorteio das 13 horas.
Depois disso, terá início o processo de escolha do novo presidente, por meio de votação secreta, registrada nas urnas eletrônicas instaladas no Plenário.
Se nenhum deputado obtiver a maioria dos votos dos deputados presentes no primeiro turno, o segundo turno entre os dois mais bem votados acontecerá uma hora depois do encerramento da primeira votação, e cada candidato terá novamente 10 minutos para falar. Então, quem tiver maior número de votos será eleito.
Em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso dentre os de maior número de legislaturas na Casa.
A previsão da Secretaria Geral da Mesa é que o novo presidente da Câmara será conhecido antes da meia-noite.
Fonte: Câmara Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário