terça-feira, 9 de abril de 2013

A dama de ferro do pragmatismo, da religião e dos valores

Quando ganhou as eleições legislativas em 1979, a "dama de ferro" instigou os eleitores a que, se quisessem um discurso, o pedissem a um homem, porque, se esperassem ação, só poderiam contar com uma mulher.



Margaret Thatcher nasceu em 1925 no seio de uma família de pequenos comerciantes que cultivavam o esforço, o pragmatismo e a religião, valores que 
contribuíram para a formação da personalidade política.

Estudou Química e Direito, foi eleita deputada em 1959. Depressa se destacou na Câmara dos Comuns, tornando-se secretária para a Educação de 1970 a 1974.

Foi a primeira mulher chefe de um executivo britânico a partir de 1979. Colocou em prática uma política económica ultraliberal, privatizando as empresas públicas e reformando os sindicatos, que acusou de serem responsáveis pelo declínio britânico. 

Os primeiros anos do "thatcherismo" foram marcados pelo braço-de-ferro com os mineiros, que lhe valeram, em 1984, a alcunha de dama de ferro.

Inflexível quanto à soberania britânica, reconquistou as Malvinas à Argentina em 1982, dando-lhe popularidade a nível interno.

Com a chegada de Ronald Reagan à Casa Branca, concretizou-se a aliança mais personalizada e da década de 80.

Em 1984, o pragmatismo decisivo de Thatcher foi fundamental na aproximação a Mikhail Gorbatchev, o homem da Perestroika. Na ocasião Thatcher disse: "gosto do Sr. Gorbatchev, poderemos negociar juntos".

As relações entre Thatcher e a Comunidade Económica Europeia (na época) foram marcadas por uma aversão recíproca. Para ela, a Europa era mais do que uma ferramenta de cooperação económica, um braço da política antissoviética. Assim, reclamou "o dinheiro de volta", os 
mil milhões de libras esterlinas anuais que constituíam a contribuição da Grã-Bretanha para o projeto europeu. Foi ouvida na cimeira de Fontainebleau em 1984.

Quanto à vida privada, em 1951, Margaret casou com o empresário Denis Thatcher, que conheceu no partido conservador britânico. Dois anos depois, nasceram os gémeos Carol e Mark.
O marido foi um companheiro infatigável, 
até à morte, em 2003.

Um ano depois, morreu o amigo Ronald Regan. Em Dezembro de 2006,ficou ainda mais combalida com a morte de Augusto Pinochet, a quem visitou várias vezes durante o exílio do ditador chileno em Londres.

Foi convidada em 2007 a revisitar o n° 10 da Downing Street pelo primeiro-ministro actual Gordon Brown. 

Thatcher será sempre lembrada como a renovadora do partido conservador, a mulher que traçou uma nova e firme política britânica durante 11 anos.Mais informação sobre Margaret Thatcher, Reino Unido

Copyright © 2013 euronews

Fonte: MundoNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...