segunda-feira, 15 de abril de 2013

Incoerência: a) Colômbia e Equador combatem narcotráfico das Farcs. b) Colômbia e Farc retomam negociações de paz


Notícia número 1


Colômbia e Equador fazem acordo para combate ao tráfico
Os ministros da Defesa da Colômbia e do Equador assinaram hoje, em Bogotá, um acordo para o controle coordenado do espaço aéreo ao longo da fronteira entre os dois países. O objetivo é combater o tráfico de drogas e outros crimes.

Ao longo da fronteira que se estende por cerca de 580 km, é frequente a passagem de narcotraficantes que buscam a costa do Pacífico para o transporte de cocaína para a América Central, México e Estados Unidos. Também é nessa linha fronteiriça que grupos rebeldes se movem, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Só a partir de 2010, as relações entre Colômbia e Equador começaram a se normalizar e foi reativada a troca de dados entre os países e a captura de narcotraficantes colombianos. As informações são da Associated Press.

Fonte: A Tarde


Notícia número 2


Representantes da Colômbia e das Farc retomam negociações de paz

Representantes do governo colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) retomam hoje (8) a terceira rodada de negociações em busca de um acordo de paz na região. As reuniões ocorrem em Havana, capital cubana. Autoridades de Cuba, do Chile, da Venezuela e da Noruega fazem a mediação nas negociações. Os negociadores deverão avaliar as consultas feitas há cinco meses.

A agenda de negociações em busca de paz na região, cujos conflitos duram quase cinco décadas,  envolve pontos como a preservação de direitos para os guerrilheiros, a reforma agrária, a participação política, o combate ao tráfico de drogas e a atenção às vítimas.

O líder nas negociações por parte das Farc é o comandante Iván Márquez. Do lado do governo, é o  ex-vice-presidente Humberto de la Calle.

Paralelamente, o Parlamento colombiano instaurou comissões de paz incluindo especialistas de El Salvador e da Guatemala para que demonstrem as experiências bem-sucedidas em seus países sobre a implementação de acordos para encerrar os conflitos.

Fonte: EBC

Nota do Blog:
Governo da Colômbia faz tratado com o Equador para melhorar a administração das fronteiras procurando combater o narcotráfico. Atividade ilegal realizada por grupos guerrilheiros, principalmente o rebelde grupo denominado Farc. Ao mesmo tempo o mesmo Governo colombiano que diz querer combater as Farcs, está retomando negociação de paz com este mesmo grupo. Então de um lado vai-se realizar um combate ostensivo com armas e com força de dois exército, do outro lado vai-se abraçar os oponentes pacificamente. Qual das duas notícias está incompleta?

É bom lembrar que fazem parte do Grêmio político da América Latina denominado Foro de São Paulo os guerrilheiros das Farcs e o presidente do Equador -Rafael Correa. Pergunta-se: O que é verdadeiramente 'droga'? O que é verdadeiramente 'paz'? É correto questionar isto diante do conflito deixado entre estas duas notícias. Droga e paz soaram sentidos dúbios e subjetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...